Na hora de escolher a sua hospedagem na cidade tailandesa, o turista deverá tomar cuidado pois nem toda localização é viável. Isso porque Pattaya tem larga extensão, fazendo com que algumas áreas fiquem completamente afastadas dos principais pontos turísticos. Mesmo que para um grupo de viajantes possa ser interessante, pois garante mais paz e tranquilidade, para a maioria pode ser um grande problema. Isso porque ficar longe das praias e da vida noturna local não é nada apropriado, ainda mais quando se pensa no tempo que o viajante perderá com locomoção (em uma viagem que provavelmente já tem os dias contados).
Abaixo, o Quanto Custa viajar lista as áreas mais úteis para quem quer estar bem localizado e aproveitar tudo o que Pattaya tem a oferecer. São elas:
- Pattaya Walking Street
Procurada por aqueles que querem fazer uma imersão na vida noturna local, a região é bem localizada e cheia de pontos de interesse. Muitos viajantes vêm à cidade tailandesa, inclusive, com foco único de aproveitar o que essa área tem de melhor a oferecer. Como pontos positivos pode-se listar o fato de o turista estar no coração do agito, a proximidade com a praia e a posição estratégica de locomoção para outras partes do município. É nessa área também que fica o Royal Garden Shopping, auxiliando o turista com uma diversidade de lojas. Como pontos negativos, a Walking Street é bastante barulhenta, além de não existirem muitos hotéis e acomodações de qualidade por lá. É a opção favorita entre os jovens, mas não é muito indicada para quem viaja em família (especialmente na presença de crianças).
- Pattaya Beach
Na Beach Road o se vê é uma quantidade boa de hotéis, bares e lojas de compras e de conveniência ao longo dos seus 3km de extensão. Os turistas, porém, costumam focar suas atenções entre as ruas Soi 7 e Soi 8, onde a vida noturna é mais efervescente. Aliás, essa área surge como alternativa mais descontraída à Pattaya Walking Street, mesmo que ainda seja bastante agitada e até mesmo barulhenta. É aqui também que fica o CentralFestival Pattaya Beach, que foi inaugurado no ano de 2009 e desponta como um enorme complexo de entretenimento para a região. Além disso, outro ponto positivo em se hospedar na área é que essa é uma das praias mais utilizada pelos turistas, portanto quem ficar por lá terá fácil acesso ao lugar. Já como pontos negativos pode-se citar o barulho entre as ruas Soi 7 e Soi 8, além do tráfego pesado na rua da praia e vias adjacentes.
- Soi Buakhao, Soi Diana & Soi LK
Desconhecidas pela maioria dos turistas de primeira viagem, as ruas também apresentam boa infraestrutura e opções de hospedagem. Quem costuma ficar nessa parte da cidade são os viajantes frequentes de Pattaya, que já conhecem a região e sabem que por lá os preços são menos inflacionados. Nas imediações de Soi Diana é onde acontece a vida noturna do local, mas para aqueles que querem algo mais arrojado basta pegar um ônibus e você estará na Walking Street entre 10-15 minutos. Ainda como ponto positivo está a boa gama de restaurantes, enquanto negativamente está o fato de a área não ter acesso tão facilitado para as praias.
- Jomtien Beach
Localizada na parte sul da cidade, a região tem ares residenciais e já esbanja uma atmosfera maior de tranquilidade. Essa é considerada uma das melhores praias de Pattaya, portanto é um lugar para quem prioriza os atrativos naturais e a fuga do alvoroço tão presente nas regiões mais centrais. Apesar de possuir alguns bares, restaurantes e lojas de conveniência, Jomtien Beach não possui uma vida noturna tão efervescente quanto às demais.