Situada no Hemisfério Sul, igual às cidades brasileiras, a metrópole sul-africana apresenta estações climáticas com características similares às apresentadas no Brasil. Portanto, os nossos meses de verão e inverno são os mesmos, o que facilita a vida do turista na hora de se orientar por lá e fazer uma mala de roupas bem acertada!
Apesar da percepção de que só faz calor na África, os viajantes desavisados podem passar por poucas e boas em Joanesburgo. Situada a 1.700 metros acima do nível do mar, a cidade sul-africana tem verões quentes com muitas tempestades, apresentando temperatura entre 25•C e 30•C. Os meses mais chuvosos são dezembro e janeiro, com índice pluviométrico de 182mm e 246mm respectivamente. Nesses meses úmidos, os raios e trovões são bastante comuns, fato que pode assustar alguns turistas. Fevereiro, março, outubro e novembro também são meses que contam com muitas precipitações e, portanto, são pontos de atenção para aqueles que querem evitar as chuvas.
Já os meses de inverno são secos e frios, com temperaturas médias de 12•C. Em julho e agosto basicamente não chove, com índices pluviométricos de 2mm e 6mm respectivamente. Os meses de maio a setembro possuem temperaturas mais amenas e poucas chances de chuvas. O clima é favorável não só para andar pelas ruas, como também para fazer os safaris. Isso porque os animais podem ser vistos com mais facilidade em temperaturas mais frias e nos primeiros horários do dia.
De qualquer forma, vale lembrar que Joanesburgo é uma cidade grande, de negócios, com atrativos para todas as épocas do ano. Muitas vezes a metrópole acaba funcionando apenas como parada rápida ou hub de entrada para outras cidades africanas e asiáticas. Nesses casos, não há melhor época do ano para visitar a região, sendo mais adequado planejar o período de acordo com a sua disponibilidade ou características dos demais locais do seu itinerário de viagem.