Frankfurt é um destino pouco valorizado na Europa. Como é ponto de chegada e partida de milhares de voos internacionais devido à excelente posição geográfica, muitas pessoas acabam não conhecendo nada muito além do aeroporto. Muitos brasileiros, só conhecem a cidade por ser ponto de embarque e quando chegam para visitar a Alemanha para se ter uma ideia.
No entanto, esse grande centro financeiro no Velho Continente guarda muitas atrações turística que merecem ser exploradas. A cidade tem muitos museus, restaurantes com comida local, farta e barata. Os bares servem o famoso Apfelwein ou Äppelwoi, uma espécie de sidra, muito requisitada na região. Além disso, Frankfurt é dona de belas paisagens, marcada por contrastes, e que ganham nuances especiais às margens do Rio Meno, que corta a cidade.
Por essa e muitas outras razões, a cidade é convidativa seja para longas ou rápidas estadias. E é um destino seguro e bem preparado para receber os visitantes, estruturado muito além do que já se conhece do estilo alemão de urbanismo. Por ser um importante centro de negócios, a língua inglesa é bem difundida na cidade, considerada uma das mais internacionais da Europa. Além disso, o viajante conta ainda com postos de informação situados em pontos estratégicos e placas contendo mapas e distâncias dos pontos turísticos.
Ao caminhar pela parte histórica de Frankfurt, o visitante encontra construções datadas dos séculos XV a XVIII. Alguns dos prédios, no entanto, revelam restauros mais recentes, reflexo de uma época mais recente na história. A cidade foi uma das mais destruídas na grande guerra, por isso a cidade respira esse mix arquitetônico.
O contraste ganha outras proporções, quando se considera que o destino também é um dos principais centros econômicos do continente europeu. A paisagem urbana é praticamente dominada por arranha céus e outros prédios grandiosos, imponentes e que, em geral, sediam bancos e empresas internacionais.
Esses ares agitados também fazem da cidade um ótimo lugar para quem gosta de aproveitar os destinos internacionais para compras. São inúmeras ruas comerciais fantásticas, centros comerciais e shopping centers.
Mas como em muitos outros locais da Alemanha, a história ali também habita mesmo que menos aparente e medieval do que em outras cidades alemãs. Famosas personalidades como o escritor Goethe e a menina Anne Frank nasceram na cidade. A Goethe House, inclusive, é um ponto de visita, pois inclui muitas informações e objetos pessoais do autor, com localização em um prédio histórico e bem conservado de Frankfurt.
Como chegar
Uma boa notícia para quem escolhe Frankfurt como destino de viagem é a facilidade de chegar até lá. Por ser lar de um dos principais hubs aéreos da Europa, há voos diretos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, operados pela Latam e pela Lufthansa. Partindo de outras cidades brasileiras, será necessário fazer uma escala para chegar ao destino. Além disso, outras companhias aéreas também voam para Frankfurt, com escala em diferentes cidades europeias. É o caso da KLM (via Amsterdã), Air France (via Paris), Iberia (via Madrid), entre outras.
Quem já estiver na Europa poderá chegar facilmente a Frankfurt utilizando companhias aéreas low cost, trens ou ônibus. A escolha do melhor meio de transporte nesse caso irá depender da cidade de origem e do tempo de viagem entre os dois destinos.
Aeroportos
O Aeroporto de Frankfurt é o destino dos voos intercontinentais que chegam à cidade. Ele está bem conectado ao centro através de transporte público. É possível ir até a estação central Hauptbahnhof de trem, saindo da área de desembarque do terminal 1. Basta seguir as placas que indicam “S-Bahn” e pegar os trens S8 ou S9 com destino a Hanau - em menos de 15 minutos você chegará à estação.
Algumas companhias aéreas low cost vendem passagens com destino ao Aeroporto de Hahn que, na verdade, fica a cerca de 120 km de distância de Frankfurt. Para chegar até lá, a melhor maneira é usar um transfer em ônibus operado pela empresa Flibco, com saída próxima à estação Hauptbahnhof.
Trem ou ônibus
Para quem vem de outras cidades alemãs ou lugares próximos, os trens e ônibus costumam ser uma boa forma de locomoção. A empresa Deutsche Bahn (DB) é responsável pelas rotas de trem no país e oferece viagens confortáveis entre diferentes destinos, muitas vezes a preços econômicos. Em compensação, quem busca preços realmente baixos pode se interessar pelos trajetos em ônibus, como os operados pela Euroline
Vida noturna
Uma noite ideal em Frankfurt deve começar sem pressa. O distrito mais conhecido pelos viajantes para aproveitar a vida noturna na cidade é Sachsenhausen. Na região, diversos bares e tabernas se dedicam a servir pratos da gastronomia alemã acompanhados do famoso vinho de maçã que já é tradicional por estes lados, o apfelwein.
O bar Adolf Wagner serve a bebida desde 1931 e é daquelas paradas obrigatórias para se sentir como um verdadeiro local. A dica é aproveitar que está ali para provar a Grüne Soße, um prato típico da região feito com molho de 7 ervas.
Para quem procura lugares mais descolados, o melhor é rumar para as ruas Bleichstraße e Zeil, onde ficam as principais baladas da cidade. A música eletrônica é o forte da região - e Frankfurt é considerada um dos berços do estilo, que teria entre suas origens a boate Cocoon club, hoje permanentemente fechada.
No entanto, os amantes do jazz vão encontrar lugares dedicados ao ritmo na Kleine Bockenheimer Straße, que ganhou o apelido de Jazzgasse por reunir muitas casas do gênero. A mais conhecida delas se chama Jazzkeller. Famoso, o espaço fica em um porão e atrai grandes nomes do jazz - dizem até que Frank Sinatra costumava frequentá-lo.
Viajantes em busca de economia irão encontrar opções de bares e restaurantes mais baratos próximos à Hauptbahnhof, a estação central de Frankfurt. Entretanto, será necessário escolher bem onde entrar, pois algumas das ruas perto dali abrigam estabelecimentos voltados à prostituição, o que pode causar uma má impressão do entorno.
Outra região que promete fazer a alegria da noite de mochileiros é o distrito de Bockenheim. Como o campus da universidade fica nas proximidades, muitos bares oferecem preços pensados especialmente para atrair os estudantes. O movimento é constante em qualquer dia da semana e permite conhecer um lado menos turístico de Frankfurt.