Com pouco mais de 700 mil habitantes, Frankfurt é menor do que seus arranha-céus poderiam sugerir. Praticamente todas as atrações estão a uma curta distância a pé e, com um pouco de fôlego, não será difícil conhecer os principais pontos turísticos caminhando. Além disso, por ser uma cidade bastante segura e com um bom sistema de transporte público, estar bem localizado não será tão fundamental quanto em outros destinos. Em compensação, os preços podem ser um fator decisivo para quem busca economia, já que as acomodações costumam ter preços elevados quando comparados aos de outras grandes cidades alemãs.
Cada bairro irá oferecer suas peculiaridades e agradar a diferentes tipos de viajantes. Em alguns casos, o destaque pode ser para a facilidade de locomoção ou proximidade com algumas atrações, enquanto em outras regiões os preços baixos irão contar muitos pontos a favor. Separamos abaixo cinco lugares interessantes para ajudar você a decidir onde ficar em Frankfurt.
- Hauptbahnhof
Esse nome aí é o da estação central de Frankfurt, que abriga muitos hotéis no seu entorno. Em geral, a área oferece hospedagens mais econômicas, bem como uma facilidade de locomoção para qualquer parte. Ônibus, trens, transporte para o aeroporto… Tudo estará a poucos passos da sua acomodação. Apesar disso, Hauptbahnhof sofre dos mesmos problemas de outras grandes estações de trens europeias: seu entorno está longe de ser um dos mais bonitos da cidade e, embora seja bastante seguro, pode causar uma sensação de insegurança para quem caminha por ali à noite.
- Centro histórico
Para quem quer acordar e dormir em uma região cheia de charme, o centro histórico de Frankfurt é uma ótima opção. Quanto mais perto do Römerberg, melhor. A praça que leva este nome é de encher os olhos e, embora tenha sido reconstruída recentemente, é uma cópia fiel da arquitetura da cidade com edifícios que remetem ao século 15. É também pertinho dali que fica a incrível Kaiserdom (ou “Catedral de S. Bartolomeu”). Em compensação, os preços podem ser mais altos do que em outras áreas - isso inclui não apenas a acomodação, como também bares e restaurantes.
- Innenstadt
Lar das principais ruas comerciais de Frankfurt e do seu lado mais moderno, o Innenstadt oferece também grande facilidade de transporte. É onde fica o distrito financeiro da cidade, a famosa rua Zeil, a praça Hauptwache e também a Opernplatz - praça da ópera, onde se encontram algumas das opções de hospedagem mais sofisticadas, incluindo o exclusivo Sofitel Frankfurt Opera. Embora os preços possam ser mais elevados, esta área respira estilo e é uma boa escolha para viajantes que não precisam se preocupar com o bolso e querem sempre os melhores serviços.
- Sachsenhausen
Com uma atmosfera mais local e muitos bares e restaurantes, Sachsenhausen é o bairro para quem pretende descobrir o lado mais descolado de Frankfurt. É nesse entorno que você poderá provar o tradicional vinho de maçã, ou apfelwein, uma das especiarias mais conhecidas da cidade. A localização também permite caminhar por ruas com casinhas mais baixas, visitar os museus a pé e curtir a noite. O lado negativo é que a região não está tão bem conectada a outras áreas e pode ser necessário usar o transporte público para se locomover entre uma atração e outra.
- Westend
Um ótimo bairro para pessoas que viajam a negócios. Tranquilo e muito seguro, é reconhecido também por ser uma região bastante cara - e, por isso mesmo, dizem ser lar de diversos banqueiros. Com ruas arborizadas e construções bem conservadas, o Westend possui boas opções de transporte para o centro e o distrito financeiro. É também perto dali que se localiza o Palmengarten, um dos dois jardins botânicos de Frankfurt, que encanta aos visitantes com sua área de 22 hectares. Um passeio perfeito para descobrir que qualquer cidade pode conservar o seu próprio reduto de tranquilidade.