Como todo destino de litoral, as praias têm grande importância para os turistas que visitam a cidade catarinense. Além de explorar a Praia de Bombinhas, que fica no centro do município e oferece a maior variedade de hotéis, restaurantes e bares, também não pode ficar de fora do seu roteiro a Praia de Bombas, mais popular e nem por isso menos bela do que a primeira. A Praia do Mariscal, com seus 4km de extensão, também vale uma visitinha (afinal, ela é a mais limpa dentre todas as praias urbanas!). A Praia do Embrulho também é bastante procurada por viajantes, especialmente por aqueles que querem fazer mergulho para observar a fauna marítima. Além delas, a Praia da Sepultura, a Praia de Quatro Ilhas e a Praia da Lagoinha também devem estar em seu roteiro, pois cada uma delas oferece uma experiência diferente ao turista.
O ideal é fazer uma varredura no litoral para ver quais são as praias que possuem mais a sua cara e, então, voltar com mais calma para aquelas que você realmente gostou. Para ajudar nessa missão, você pode recorrer ao Safari de Bombinhas, que funciona a bordo de um veículo Overland e tem experiência similar a de um city tour, transitando pelas principais praias e pontos turísticos da cidade. Outra forma de explorar o litoral é por meio de um Passeio de Barco Pirata, onde os tripulantes aparecem caracterizados para dar mais charme ao tour e garantir a diversão daqueles que estão a bordo, especialmente crianças.
Para completar a sua visão geral de Bombinhas, dê uma passada no Mirante Eco 360•. No topo do lugar há um museu e uma tirolesa, que faz muito sucesso pois permite a descida de forma mais rápida e divertida. Para chegar lá é preciso encarar uma trilha, mas a vista recompensa o esforço feito durante o caminho. Ainda para quem gosta de hiking, outra sugestão é fazer a Trilha do Morro do Macaco. Começando no final da Praia do Canto Grande, o percurso dura cerca de 40 minutos e tem intensidade média (portanto, não se arrisque se o seu preparo físico estiver muito ruim!). Muitos dizem que a visão ao final da trilha é semelhante à do Mirante Eco 360•, porém nesse caso o viajante terá os holofotes virados para a região da Praia do Canto.
Agora se a sua ideia é mergulhar na região, dois são os passeios que devem estar no seu radar. Primeiro de tudo é importante frisar que a cidade catarinense é considerada a capital do mergulho ecológico, pois 75% de todo o seu território é destinado à preservação. Portanto, se você gosta de aventura, não deixe de fazer o Mergulho na Ilha do Arvoredo, que faz parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo. Isso porque as águas transparentes do local permitem até 25 metros de visibilidade, garantindo um passeio como poucos em termos de belezas naturais. Agora se você tem medo dos cilindros, outra opção interessante é o Snorkeling na Praia da Sepultura, uma das mais claras e exuberantes quanto à fauna marítima. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha de 500 metros, mas nada que seja muito cansativo e não compense no final das contas!
Agora para aqueles que querem se aprofundar sobre a vida marítima da área, uma boa pedida é dar um pulo no Museu e Aquário Marinho de Bombas, que possui a maior coleção de biologia marinha em exposição do estado de Santa Catarina. É uma boa pedida para quem está com crianças, pois o local possui tanques que mostram os peixes e animais que são recorrentes nas praias da cidade.