Itacaré é sinônimo de praias, de Mata Atlântica, de ecoturismo e de dias de férias cercados por muita natureza. Não tem jeito, para onde você for em Itacaré, você vai dar de cara com a natureza e isso acontece em poucos lugares. Itacaré possui um litoral diferente do restante da Bahia, aliás parece que você nem está na Bahia, onde a paisagem que predomina é de praias cercadas por dunas, falésias e coqueiros. As duas paisagens são lindas, mas se você pretende viajar para Itacaré, é bom saber que a paisagem lá lembra mais a do litoral norte de São Paulo, com praias cercadas por mata e trilhas, cachoeiras, rios e morros, um cenário mais selvagem e preservado.
Itacaré é conhecida por ser a cidade do surf da Bahia, com as melhores ondas da região. Surfista é o que não falta em Itacaré, seja em qualquer época do ano, pois sempre tem onda rolando em alguma praia, seja onda grande ou pequena. E mesmo que você não surfe, que tal aproveitar a viagem para aprender a surfar? É uma boa oportunidade. Há várias escolinhas de surf espalhadas pela cidade, escolha uma delas, aproveite que a água do mar é quente e faça algumas aulas, nem que seja somente para conseguir ficar em pé na prancha!
As praias de Itacaré são uma das grandes atrações da cidade, e algumas praias mais conhecidas são:
Praias urbanas, com fácil acesso: Praia da Concha, próxima ao centro, é considerado o melhor lugar para ver o pôr do sol, Praia da Ribeira, central e pequena, é cercada pela Mata Atlântica, Praia da Tiririca, point de surfistas e com fortes ondas e Praia do Resende, com ondas boas para surfar, porém também há partes em que o mar é mais tranquilo.
Praias onde é necessário algum tipo de caminhada para chegar, seja uma trilha ou uma caminhada mais leve: Prainha, repleta de coqueiros, é uma das mais bonitas, Praia de Jeribucaçu, uma das mais tranquilas, é preciso caminhar aproximadamente 40 minutos por trilha, Havaizinho, uma das melhores para surfar e Itacarezinho, praia mais deserta, onde fica o famoso hotel Txai.
Assim como o surf, fazer trilhas é outra atividade clássica em Itacaré. As trilhas percorrem trechos da Mata Atlântica e em algumas delas é possível encontrar cachoeiras no meio do caminho, assim como observar aves e diversas espécies de plantas nativas do sul da Bahia. Não faltam agências oferecendo as mais variadas trilhas, desde as mais leves até as mais difíceis, sendo que na grande maioria é recomendado fazer a trilha com algum guia de turismo profissional.
Assistir ao pôr do sol é outra atividade praticada diariamente na cidade, tanto por turistas, quanto por moradores. O melhor local considerado para ver o espetáculo fica na Praia das Conchas, mais especificamente no canto esquerdo da praia, no local chamado de Ponta do Xaréu. É um mirante, com algumas pedras, onde as pessoas se posicionam para ver o pôr do sol. É um belo espetáculo e gratuito, ideal para finalizar um dia de praia.
De Itacaré, é possível ir até a Península de Maraú. O passeio é chamado de tour de escuna pela baía de Camamu, 4 ilhas ou 5 ilhas, mas o percurso é o mesmo, independente do nome. O passeio inclui uma hora e meia de viagem em van ou ônibus até Camamu, depois você embarca em uma escuna com paradas nas ilhas. Dura o dia inteiro, e até é um pouco cansativo, mas para quem deseja passear de escuna e conhecer o local, pode valer a pena.
Outro tour de dia completo é conhecer a praia de Jeribucaçu, sendo que você pode contratar o passeio incluindo apenas o transfer de ida e volta e um guia para te acompanhar durante uma trilha mais simples, ou então, o passeio que inclui além do transfer de ida e volta e guia, uma trilha mais longa, de mais de duas horas de caminhada, percorrendo um trecho de mangue e passando pela Cachoeira da Usina.
Para prática de esportes de aventura como rafting, tirolesa, canoagem, trekking e rapel, o pequeno distrito de Taboquinhas, a cerca de 30 quilômetros de Itacaré é o melhor lugar. O caminho entre Itacaré e Taboquinhas é feito por uma estrada nova e com uma bela vista, passando por uma área de Mata Atlântica. O distrito fica à beira do rio de Contas e é a sede do turismo de aventura na região