A antiga vila de pescadores e hoje destino da moda do Rio Grande do Norte, Praia de Pipa se consolidou como a praia mais popular do sul do estado. Localizada a aproximado 80 km de Natal, é um popular passeio de bate e volta de muita gente que está hospedada na capital. Descoberta para o turismo por surfistas da região que iam para Pipa atrás das ondas, a vila cresceu muito nos últimos anos, tanto que o número de estrangeiros que visitam a região é enorme e muitos deles além de visitar, acabam ficando por lá. Muitos donos de pousadas, hotéis e restaurantes são estrangeiros que foram conhecer Pipa e por lá ficaram, mas mesmo com todo esse desenvolvimento a praia ainda consegue manter seu charme de vila rústica.
A Praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul que é um povoado localizado ao lado de Pipa a apenas 8 km. É bem verdade que Pipa cresceu muito, mas o que atrai mesmo os frequentadores do local é o cenário das praias cercadas por falésias e o visual da natureza ainda preservada. Para aproveitar o que a região tem de melhor, há passeios de barco a bugue, de jipe 4x4 a parapente, ou seja, para todos os gostos.
Algumas atrações imperdíveis em Pipa são: passear pela Baía dos Golfinhos, local onde é fácil observar os animais durante o início da manhã ou final da tarde, caminhar pela Av. Baía dos Golfinhos, avenida principal de Pipa que a noite é o point da vila, conhecer a Praia dos Amores, uma das mais famosas e considerada por muitos a mais bonita, conhecer a Praia dos Afogados, fica bem ao lado da Praia do Amor. Essa praia é boa para prática de surf e é frequentada por uma turma mais jovem.
A melhor época para visitar a região é de agosto a março devido às chuvas que podem ocorrer durante os meses de abril a julho, mas mesmo assim Pipa recebe gente o ano inteiro, principalmente em épocas de feriados quando a ocupação é altíssima. Para quem gosta de badalação é o período certo pra ir, já pra quem procura conhecer melhor o lugar, longe de muvuca, procure evitar feriados.
Para quem deseja combinar praia + vila rústica + charme, Pipa é o lugar das férias perfeitas!
Como chegar
Localizada no estado do Rio Grande do Norte, a cerca de 95 quilômetros de Natal, o aeroporto mais próximo da Praia da Pipa fica na capital potiguar. É o principal aeroporto do estado que está em novo endereço, na cidade de São Gonçalo do Amarante, ao norte de Natal. O aeroporto Augusto Severo recebe voos diretos e diários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza, vindo de qualquer outra cidade será necessário fazer no mínimo uma conexão para chegar a Natal. Outra opção é chegar pelo aeroporto de João Pessoa que fica a 135 quilômetros de Pipa, na Paraíba.
Chegando em Natal será necessário pegar algum transporte para enfim, chegar à Praia da Pipa, o trajeto dura aproximado 1 hora de carro ou 2 horas de ônibus. Para quem quer aproveitar a viagem com mais liberdade e conhecer outras praias da região, alugar um carro é uma boa opção. O aluguel pode ser feito logo na chegada, nas locadoras do próprio aeroporto ou então reservado com antecedência, mas se a viagem for feita em período de alta temporada, é recomendado reservar o carro com antecedência. Táxi ou serviço de transfer são opções cômodas, com preços similares e bom para quem não pretende utilizar carro durante a viagem. Quem quiser economizar, há ônibus que fazem o trajeto Natal/Pipa/Natal, mas eles não passam pelo aeroporto, é necessário ir até o Terminal Rodoviário de Natal, tem que ver se realmente compensa todo o trabalho envolvido para pegar o ônibus.
Quem vier por João Pessoa, fica valendo as mesmas dicas de quem vem por Natal, porém o trajeto é um pouco mais demorado, afinal são 40 quilômetros a mais de estrada, e consequentemente o valor cobrado pelo táxi ou transfer também será mais caro.
Vida noturna
Um aglomerado de diversas línguas e nacionalidades diferentes, assim é a noite na Praia da Pipa, a vila mais badalada do Rio Grande do Norte. E a aconchegante Avenida dos Golfinhos é o principal endereço para curtir a noite, essa pequena rua de paralelepípedos é onde se concentram muitos bares e restaurantes, e mais ainda, gente animada para beber, comer e conversar sem pensar na hora de ir embora.
Na avenida dos Golfinhos e ao redor dela há diversos tipos de estabelecimentos para curtir a noite, desde locais para jantar mais requintados, outros mais simples, bares com música ao vivo, bares com DJ’s, baladas tocando música eletrônica e outras mais estilo hippie, tocando um reggae, é só escolher qual lhe agrada mais e curtir a noite, melhor ainda pra quem fica em Pipa por um período mais longo e pode a cada dia da viagem fazer algo diferente durante a noite.
Para quem gosta de aproveitar a viagem e fazer umas comprinhas, seja de artesanatos locais, para trazer um souvenir de viagem ou somente para olhar as vitrines das glamorosas boutiques, em Pipa há diversas lojinhas charmosas que só abrem no final da tarde, é que durante o dia as pessoas estão curtindo as praias, difícil alguém deixar de aproveitar o sol para ir às compras, então a noite de Pipa também agrada, e muito, esse público.
Se a viagem for em época de alta temporada como nos meses de verão e feriados prolongados, prepare-se para encontrar uma muvuca de gente no centrinho de Pipa, filas de espera e um pouco de demora para ser atendido fazem parte da programação, afinal é muita gente em um mesmo local com o mesmo objetivo: se divertir e aproveitar o que Pipa tem de melhor!