A vila mais badalada do Rio Grande do Norte também quer ficar famosa por sua gastronomia, prova disso é o Festival Cultural e Gastronômico que a cidade organiza e esse ano vai para sua décima quarta edição.
Na Avenida dos Golfinhos, o principal endereço da cidade, é onde está concentrado a maior parte dos restaurantes, mas que só abrem no final do dia e ficam até tarde da noite, para jantar, uma ótima opção, mas para almoçar, o jeito será encontrar um restaurante ou quiosque em alguma praia.
O cardápio de boa parte dos restaurantes é especializado em peixes e frutos do mar, muitas vezes pescados no próprio dia do consumo, mas é claro que também há diversos restaurantes especializados em outras culinárias como a japonesa, peruana, mexicana, italiana e algumas outras. Só o preço dos restaurantes que não é dos mais amigos porque em geral comer em Pipa não é muito barato, existem restaurantes dos mais simples aos mais caros, porém quem estiver com o orçamento mais apertado durante a viagem é bom ficar atento aos preços, mas com certeza irão encontrar um restaurante bom e que caiba no orçamento.
Para o almoço, na praia do centro ficam dois endereços que valem a visita, o Orishas Praia Bar com uma gastronomia mais regional e o Pipa Beach Club, especializado em ceviches. Já, na Praia do Madero, dois bons locais para uma refeição pertencem aos hotéis, do lado esquerdo, o restaurante do hotel Ponta do Madeiro e do lado direito, a barraca de praia do hotel Madeiro Beach.
Para o jantar, é bem mais fácil encontrar um restaurante, pois todos se concentram na Avenida dos Golfinhos e nas ruazinhas transversais a ela. O restaurante Tapas é considerado um dos melhores de Pipa, de culinária internacional e sem cardápio fixo, o restaurante disponibiliza no quadro-negro os pratos do dia. Para comer massas ou uma pizza, o restaurante e pizzaria Dall’Italiano é o local certo, fica na principal avenida de Pipa.
O restaurante Aprecíe é relativamente novo em Pipa, mas já conquistou a todos. Com cardápio enxuto, pratos elaborados e bem servidos, é bastante frequentado tanto por europeus quanto por brasileiros. Uma opção mais econômica, ainda no centrinho de Pipa, é o restaurante Lampião. Com bastante variedade de comida de qualidade, é especializado na cozinha brasileira e portuguesa, e ainda por cima, possui uma bela vista do mar.
Para uma sobremesa, a sorveteria Preciosa não decepciona, muito pelo contrário, quem prova quer voltar no dia seguinte para provar outro sabor, com sorvetes artesanais, fabricados no próprio local, também fica na principal avenida da vila. O restaurante Panela de Barro é especializado na culinária capixaba. Com porções caprichadas e preços um pouco elevados, fica em Tibau do Sul, mas vale a pena conhecer.
Voltando a falar do Festival Cultural e Gastronômico de Pipa, para quem deseja aliar a viagem em conhecer belas praias e provar deliciosas comidas, no mês de setembro acontece o festival, mas é sempre bom confirmar antes a data do evento. Os melhores restaurantes e bares da vila participam de um concurso onde o público elege o melhor prato. O evento dura uma semana e conta com a participação de chefs renomados, além de outras atividades culturais. É uma boa maneira de atrair mais turistas durante um período considerado baixa temporada e de divulgar a culinária regional.