Não foi à toa que a Praia da Pipa atraiu ao longo dos anos tantos estrangeiros que acabaram fixando suas vidas nesse distrito próximo da capital Natal. Um vilarejo que esbanja charme, tem ótimas praias e uma vida noturna pra lá de animada. O mar possui diferentes tonalidades que variam entre o azul e o verde ao longo de sua costa, a principal praia tem o nome de Praia do Amor devido ao desenho formado pela orla que resulta nas curvas de um coração e os restaurantes e pousadas não param se de sofisticar e melhorar os serviços para atender aos mais exigentes viajantes. No verão, o movimento é grande e a antiga vila de pescadores torna-se um aglomerado de turistas de diferentes nacionalidades e idiomas.
Comece a fazer o roteiro pela Praia do Centro, de fácil acesso, onde na maré baixa formam-se piscinas naturais, já, na maré alta o mar cobre a faixa de areia e sobra pouco espaço para uma caminhada. Há algumas barracas de praia ao longo do caminho. Para quem for caminhando durante a maré baixa, no lado direito fica a Praia do Amor. Cercada por falésias, a Praia do Amor é frequentada por surfistas e também por casais. Se a intenção for voltar para o centro caminhando, não se esqueça de voltar durante a maré baixa, ou então, o acesso é somente por uma escada esculpida na falésia. A Praia do Madero fica um pouquinho mais distante, por isso muita gente chega de carro, tem inclusive um estacionamento. Também é uma praia com falésias e acesso através de uma escada. É uma praia bem badalada e com bastante barracas. A Praia de Sibaúma é a última praia de Pipa e tem como principal atração as piscinas naturais formadas durante a maré baixa. O movimento é maior no lado direito da praia, onde fica a vila de pescadores.
Depois de visitar muitas praias, é hora de fazer um passeio diferente. O Santuário Ecológico de Pipa é uma reserva ambiental que fica próxima da Praia do Madero, ali também funciona uma sede do Projeto Tamar. Com várias opções de trilhas e mirantes panorâmicos para as praias, é possível ainda observar do alto do mirante alguns animais marinhos como por exemplo tartarugas e golfinhos, tudo vai depender da sorte de cada um.
Os passeios de barcos são tradicionais em Pipa. Do mar, você tem a oportunidade de conhecer Pipa de outro ângulo, além de parar para um mergulho e quem sabe encontrar alguns golfinhos no meio do caminho. O passeio é finalizado com um lindo pôr do sol na Lagoa Guaraíras. Há diversos tipos de passeios: gastronômico, com almoço, sem almoço, de lancha, catamarã, escuna, barco-balada, de meio dia e de dia completo.
Assistir ao pôr do sol é outro clássico programa em Pipa. No passeio de barco você tem a oportunidade de ver um belo espetáculo, mas para os outros dias ou pra quem não vai fazer o passeio de barco, o Mirante do Chapadão e as dunas da Praia da Cacimbinha são dois lugares imperdíveis. Um pouco mais distante, a seis quilômetros de Pipa, a creperia do Hotel Marinas é outro ponto disputado para assistir ao pôr do sol, e não é por causa dos crepes, mas sim de sua localização. Independente da escolha do lugar, é garantia de lindas fotos, mas tente chegar cedo, pois os lugares são concorridos.
Embora em Pipa, o tráfego de veículos seja controlado nas areias das praias, o passeio de bugue é realizado pelo litoral sul. Dentro de Pipa e Tibau do Sul não há nenhum trecho percorrido pela areia, mas é um passeio com belíssimas paisagens ao longo do caminho que vai até a divisa com o estado da Paraíba.
Caminhar pela Avenida Baía dos Golfinhos é um passeio feito ao anoitecer, ali é onde está a vida noturna e todo o agito de Pipa após o sol se pôr. Provavelmente esse passeio será feito durante todas as noites em que você estiver em Pipa. Uma pequena e movimentada rua de paralelepípedos, onde há restaurantes, bares, cafés, lojas e pousadas. Sem dúvida, o principal endereço de Pipa ao anoitecer.
Tente não conhecer Pipa apenas em um desses passeios de bate e volta que saem diariamente de Natal. Pipa merece mais que somente um dia, aliás quem faz esses passeios não fica nem um dia inteiro lá, contando o tempo de estrada de ida e volta. Se possível reserve no mínimo 3 dias, ou então correrá o risco de se arrepender por não ter aproveitado mais!