Guilin serve de base para explorar uma das regiões mais bonitas de toda China. Quem nunca viu imagens daquelas grandes montanhas cortadas por um rio e barquinhos navegando ao fundo? São as montanhas Karst, que ficam às margens do Rio Lijiang, uma região tão incrível que estampa a nota de 20 yuans.
Guilin está localizada a aproximadamente 520 km de Hong Kong, ao sul da China. Possui quase 1 milhão e meio de habitantes, é um pouco menos poluída que a maioria das outras grandes cidades chinesas e tem boa infra-estrutura turística como hotéis, aeroporto internacional, agências de turismo, centro de compras e estação de trem, mas é utilizada mesmo para conhecer as regiões que ficam próximas dela como a província de Guangxi, onde é possível ver plantações de arroz, vilas remotas e o célebre Rio Lijiang.
Como a cidade está localizada beirando um rio, fazer um passeio de barco é algo típico e ideal para vê-la de outro ângulo, é como um city tour, porém feito dentro de um barco ao invés de uma van ou ônibus. Também próximo do centro, há uma caverna (que muitos chamam de gruta) chamada Ludi Yan, dentro dela há formações rochosas muitas vezes iluminadas por luzes coloridas. O Parque Qixing Gongyuang ou Seven Stars Park fica fora da cidade, mas tem paisagens bem interessantes, no local os visitantes podem fazer trilhas cercadas por vegetações e plantações de arroz, é uma das atrações preferidas dos visitantes. Mas o ápice da viagem é fazer um cruzeiro percorrendo o cristalino Rio Lijiang, é bem fácil encontrar agências ou hotéis oferecendo esse passeio. A região percorrida faz parte de uma área de preservação natural e histórica protegida pelo governo e nas margens do rio, ao longo do percurso surgem vilarejos onde é possível apreciar um estilo de vida simples, pescadores pegando peixe, agricultores colhendo arroz, tudo em volta de uma paisagem poética e de tirar o fôlego, um deleite para quem gosta de fotografias.
Se a região que fica próxima de Guilin há séculos serve como de fonte de inspiração para artistas, já serviu de cenário para o famoso desenho Kung Fu Panda e estampa cédulas de 20 yuans, nem é preciso dizer que a viagem vale a pena, nesse caso os fatos falam por si só.