Nanjing ou Nanquim é uma grande metrópole chinesa que como muitas outras cidades da China tem gente para todo lado, e muita gente. São cerca de 10 milhões de pessoas e onde quer que você vá, aparece uma multidão de gente, nas ruas, nos museus, no comércio e principalmente utilizando o transporte público, com ênfase para o horário do rush.
Nanjing está localizada a aproximadamente 300 km de Xangai e já foi capital da China no início do século 20. Hoje é capital da província de Jiangsu e seu nome pode ser traduzido como capital do sul.
Nanjing possui características de uma grande cidade como avenidas largas, poluição, trânsito e prédios altos e modernos como marca das grandes cidades asiáticas, mas também tem cenários bonitos nos parques, na época das cerejeiras quando a cidade fica repleta de árvores floridas, embora o espetáculo das cerejeiras seja rápido, dura menos que 10 dias, é algo lindo de se ver. Nanjing fica às margens do rio Yang-tsé-kiang e próxima da Montanha Púrpura que é uma imensa área verde, um local de onde se tem uma linda vista da cidade, com muitas escadas e atrações ao ar livre. A cidade também é cercada por uma grande muralha, grande na medida da China, ou seja, uma enorme muralha com aproximado 33 quilômetros de extensão, sendo que cerca de 75% de sua construção está preservada. O Lago Xuanwu fica dentro de um enorme parque e está cercado por uma parte da muralha, mas muitas vezes há uma névoa que cobre o lago, ficando até difícil de vê-lo. O Museu do Massacre de Nanjing é um local impactante, que conta a história do ataque de invasores japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, matando mais de 300 mil chineses.
Muitas vezes durante uma viagem a língua pode ser uma barreira, e em Nanjing é o que acontece pois é uma cidade em que dificilmente se encontra alguém que fale outra língua além do mandarim. Sua população é acolhedora, se esforça para entender o turista, mas nem sempre esse esforço é suficiente, então há que ter muita paciência e jogo de cintura para se comunicar. Ao menos no metrô as rotas são sinalizadas também em Inglês, ufa!
Nanjing normalmente não está incluída nos roteiros dos ocidentais, mas quem conhece não se arrepende e até quer voltar.