Hangzhou é uma cidade da República Popular da China, a maior cidade e capital da província de Zhejiang. É um importante centro ferroviário, industrial e turístico do país. Renomada como uma das Sete Cidades Antigas da China e um ponto turístico famoso em todo o mundo, Hangzhou desfruta da reputação global como a Cidade do Paraíso e da Civilização, Lar dos Tecidos e Chás.
Como destino de viagem, a cidade é considerada muito encantadora por todos os turistas que a visitam todos anos, seja de fora do país ou das cidades chinesas mais próximas. Com isso, Hangzhou é sem dúvida uma das cidades mais turísticas da China. Todos os finais de semana, a cidade é invadida por pessoas fugindo da vida estressante de Xangai à procura de um pouco de paz.
Curiosamente, o famoso viajante veneziano Marco Polo visitou a cidade no século XIII e disse que era uma das mais magníficas cidades que havia visto no mundo inteiro. Localizada à cerca de 200 km ao sudoeste de Xangai, Hangzhou conta com avenidas largas e extremamente arborizadas. Além disso, possui um bom sistema de transporte e muitas áreas verdes e jardins impecavelmente bem cuidados.
Em 2016, a cidade sediou o encontro do G20 que reuniu os chefes de estado das 20 maiores economias do mundo, fato que contribuiu bastante para melhorar ainda mais infraestrutura urbana da cidade, que é considerada uma das mais prósperas da China.
Ao contrário de outras megalópoles chinesas, a sensação de visitar Hangzhou é de estar em um outro país. Mas o incessante tocar das buzinas e as hordas de turistas chineses visitando a cidade não deixam o turista esquecer qual país está visitando.
Hangzhou é internacionalmente reconhecida por seus monumentos históricos e belezas naturais. Um dos pontos turísticos mais populares é o lago Ocidental, um Patrimônio Mundial da Unesco. O West Lake ocupa uma área de mais de 3 mil hectares e inclui alguns dos mais notáveis lugares históricos e paisagísticos de Hangzhou, considerados uma representação perfeita do classicismo chinês.
Repleta de templos maravilhosos, vastas áreas de natureza preservada e belas plantações de chá nos arredores da cidade: o que não faltam em Hangzhou são atrações culturais e descobertas gastronômicas.
Seus belos pagodas (aquelas torres com múltiplas beiradas), seus templos maravilhosos, a névoa típica chinesa, os belos montes, os salgueiros chorões nas margens do lado e as bicicletas incontáveis fazem deste destino um dos pontos de visita obrigatória do gigante asiático.