Com forte apelo gastronômico, a cidade dos ventos oferece bons restaurantes para aqueles que visitam o local. O turista conta com diversas opções, desde barraquinhas de rua até renomados estabelecimentos do Guia Michelin. Portanto, ir a Chicago e não experimentar a culinária local é quase um ultraje! Como a grande maioria das cidades cosmopolitas, Chicago oferece alternativas para os amantes de diferentes especialidades. Se quiser experimentar a culinária italiana, por exemplo, a boa pedida é ir ao bairro de Little Italy. Porém se a ideia é se esbaldar nas iguarias asiáticas, o principal point é Chinatown. As gastronomias grega e mexicana também são muito bem representadas pelos bairros de Greektown e Pilsen, respectivamente.
Agora se a ideia é comer algo que só seja possível em Chicago, comece sua incursão gastronômica pelo tradicional Chicago Hot Dog. Diferentemente dos cachorros-quentes feitos em Nova York, os exemplares de Chicago contam com linguiças de carne de vaca. Eles ainda levam tomate, cebola, picles, pimenta em conserva, mostarda, condimentos e sal de aipo, tudo em um pão com semente de papoula. A novidade é que por lá o ketchup não costuma ser consumido junto ao hot dog, então os brasileiros podem estranhar num primeiro momento!
Outro prato muito apreciado na cidade do Meio-Oeste americano é a pizza. Mas ao contrário do que se faz na Itália – com massa fininha e camada rasa de ingredientes – as pizzas de Chicago são conhecidas pela abundância de ingredientes. Muitas vezes, inclusive, elas precisam ser servidas em recipientes fundos que comportem a sua estrutura. Aliás, pela cidade estão espalhadas pizzarias dos mais diferentes estilos: enquanto algumas são especializados na “deep-dish pizza” (com formato e semelhança de torta, devido à quantidade de ingredientes), outros optam por servir a “stuffed” (que além das camadas características na deep-dish ainda traz uma segunda camada de massa coberta por molho de tomate). Outra modalidade bastante conhecida por lá é a “thin-crust”, em formato de aperitivo, que é feita com uma massa crocante e servida em pequenos pedaços quadriculares.
Outra iguaria local é o sanduíche de rosbife. Mostrando uma infusão entre a cultura norte-americana e a italiana, o prato consiste em fatias finas de carne, picles ou pimentão servidas em um pão italiano. Tudo isso com o molho da carne junto, é claro! Para quem é fã de comidas de rua, essa é uma boa oportunidade de almoço rápido e delicioso, mesmo que o turista ganhe umas gordurinhas a mais após a ingestão do sanduíche!
Outro ícone da região são as pipocas, mais precisamente da Garret Popcorn! Sucesso absoluto entre viajantes e moradores locais, a loja de pipocas gourmet foi fundada em 1949 e desde então tenta manter o mesmo nível de qualidade. Celebridades como Oprah Winfrey e o Presidente Obama já demostraram seu apreço pelo produto, o que facilitou ainda mais a sua disseminação por lá. Feitas com ingredientes selecionados das melhores fazendas locais, as pipocas têm vários sabores disponíveis, mas os dois principais são queijo (salgada) e caramelo (doce). Inclusive, a combinação entre ambos é muito comum entre os turistas, que misturam os dois tipos em uma mesma lata. Apesar de terem filas bem grandes, dar uma passadinha na Garret Popcorn, no coração de Magnificent Mile, é um dos passeios mais tradicionais de Chicago!
Para quem gosta de experimentar de tudo um pouco, a boa pedida é ir à cidade durante o Taste of Chicago, quando diversos chefs de cozinha se unem para criar releituras dos principais pratos locais. Eles, inclusive, não se limitam a isso e criam outras iguarias, transformando o acontecimento em um dos principais eventos gastronômicos do mundo.