Com estações climáticas bem definidas, Chicago garante experiências totalmente diferentes para o turista de acordo com o período que ele escolhe visitar a cidade. Por lá o frio é realmente congelante e o calor é bastante respeitável, enquanto nos demais meses do ano o que se vê é um clima ameno que oscila bastante.
Com isso em vista, o viajante deve ter bem claro que o inverno inviabiliza muitas atividades, mesmo porque muitos dos passeios fecham nesse período. As temperaturas médias variam entre -7•C e 9•C, trazendo muita neve e até mesmo o congelamento do Lago Michigan! É claro que a cidade conta com museus, lojas, restaurantes e bares climatizados, mas quem optar por essa temporada não poderá aproveitar tudo o que Chicago tem a oferecer.
Já no verão, a cidade está cheia de vida e com muitas atividades ao ar livre, mas também lotada de turistas que aumentam consideravelmente os preços. O clima varia entre 17•C e 29•C, facilitando as caminhadas no parque e passeios de veleiro e de bicicleta. Os reveses ficam por conta das chuvas (muito presentes no período) e dos valores (é quase impossível achar um hotel barato na alta temporada). Junho, que aparece como o começo do verão, pode ainda apresentar bons preços para quem tiver sorte!
Agora se a ideia é aproveitar a cidade e pagar menos, programe-se para conhecer Chicago durante a primavera ou o outono. Na época das flores, a vegetação ganha cor e vida e as temperaturas começam a subir. Os passeios ao ar livre iniciam novamente suas atividades, mas é em maio que eles chegam a todo vapor. Inclusive, esse é o mês mais indicado da temporada, pois as temperaturas já estão bastante agradáveis, entre 11•C e 22•C. Vale lembrar que a primavera é a época mais chuvosa do ano, mas nada capaz de estragar seu passeio.
Com características similares, o outono também é uma boa pedida para o viajante. Apesar de as temperaturas já terem começado a cair, elas ainda estão suportáveis e os preços ficam mais convidativos. O melhor mês do período é setembro, que ainda está quente com médias que variam entre 14•C e 24•C, e grande parte dos passeios de verão ainda está em funcionamento.