Não é de se espantar que a culinária da capital havaiana utilize elementos bastante tropicais em seus pratos. As frutas, por exemplo, são extremamente presentes no dia a dia da população e, consequentemente, dos turistas que visitam a região. Por se tratar de uma ilha, as influências marítimas também exercem bastante força na gastronomia local. Portanto, peixes e frutos do mar despontam como as grandes estrelas do cardápio, com destaque para o atum e o salmão, duas das espécies mais apreciadas por lá.
Um dos pratos mais tradicionais não só de Honolulu como também do Havaí todo é a Poke, uma salada de peixe cru que se assemelha ao ceviche. Servida em pequenos cubos e marinada em molho à escolha do cliente, a iguaria está presente em quase toda esquina da ilha. A versão mais popular do prato é o Ahi Poke, feita com atum marinado no tradicional sal havaiano, nozes kukui torradas e limo kohu, uma espécie de alga difícil de ser encontrada fora do Havaí. No entanto há opções mais exóticas, como a que leva o polvo. Para aumentar a experiência, a comida é servida em uma Poke bowl, uma cama de arroz que serve de apoio para o peixe!
O Saimin é também outro prato bastante popular naquelas imediações. Surgindo como uma versão das sopas chinesas que levam finos macarrões (noodles), a iguaria é incrementada também com ovo, cebolinha e linguiça portuguesa. Está presente em todos os lugares da cidade, seja em eventos esportivos ou até mesmo na rede de fast-food McDonalds. O prato evidencia bastante a influência asiática de forma geral (não apenas a chinesa, mas também a japonesa e a filipina). É uma ótima pedida para matar a fome depois de um cansativo dia de surfe!
Já a comida típica mais “portátil” do Havaí é a Manapua, que nada mais é do que um pãozinho branco recheado com carne de porco adociacada. Trazida ao Havaí pelos chineses durante a imigração do século 19, a iguaria pode ser encontrada em muitos lugares de Honolulu e aparece como uma opção prática e fácil para matar a fome. Hoje em dia outros recheios garantem mais variedade às Manapuas, como frango e feijão, só para citar alguns exemplos. Esses quitutes são uma boa pedida para reuniões e pequenos encontros, funcionando para o Havaí como os donuts funcionam para o resto dos Estados Unidos.
Uma boa dupla de comidas típicas que geralmente aparecem juntas em Honolulu é o Poi com Lomi de salmão. O Poi é uma pasta grossa e consistente feita a partir da raiz do taro, que se assemelha ao inhame ou batata, mas tem gosto de amido. Com um sabor único, rico e levemente azedo, o Poi combina tanto com o Lomi de salmão que é difícil enxergar os dois pratos de forma separada. Esse último, por sua vez, é uma iguaria trazida das ilhas do Pacífico que consiste no salmão cru curado com sal e picado com tomates, cebolas e pimentas.
Já para aqueles que não são fãs de peixes e frutos do mar, o Loco Moco aparece também como uma opção viável. Feito com arroz branco, ovo frito, carne moída e muito molho, esse prato também é bastante conhecido na região. Para finalizar com chave de ouro, coma uma Malasada, uma espécie de rabanada portuguesa feita com massa frita e açúcar. Deguste também o Okolehao, o principal coquetel da cidade preparado com a raiz de uma planta asiática. O gosto final do drink se assemelha ao de abacaxi com rum e tequila, despontando como uma das bebidas mais apreciadas e consumidas pelos locais.