Chegando em Honolulu, prepare-se para percorrer muitos trajetos. Visite a antiga residência real Iolani Palace, o Farol Aloha Tower, que é o edifício local mais alto, com 56 metros de altura e um dos grandes marcos da cidade. Siga o passeio para o Memorial USS Arizona, que fica no local onde o histórico navio Pearl Harbor afundou. O espaço é hoje um centro de memória às vítimas.
O maior museu da cidade, porém, é o Bishop, que reúne a maior coleção de artefatos da cultura polinésia. Saindo um pouco da região central, passe por North Shore, onde pulsa o verdadeiro espírito “hippie” da ilha, com ar de anos 1970. Às margens da praia estão pousadas simples, kombis que vendem comida e lojinhas de artesanato.
Se quiser manter a vibe tranquila, percorra os jardins botânicos, como o Walker Lili'uokalani Estate e o Foster. Para conhecer mais a vida marinha, recorra ao Waikiki Aquarium, o segundo mais antigo aquário público do Estados Unidos, consolidado como um importante centro de pesquisa.
A região leste é um verdadeiro colírio para os olhos. É por lá que se encontram belas praias como a Lanikai e a baía Hanauma, onde há um vulcão inativo e uma grande área de proteção de tartarugas e muitos peixes. Nos arredores ainda se encontram as cachoeiras Manoa e o penhasco Nu'uanu Pali.
Ainda na faixa litorânea, passe pelas praias Banzai Pipeline, Waimea, Haleiwa e Sunset Beach, preservadas e perfeitas para surfistas de plantão. Seguindo para Honolulu Diamond Head, um dos pontos mais populares da ilha, se chega até a urbanização, onde há grande concentração de hotéis e centros comerciais, no bairro Waikiki.
Além de abrigar a praia homônima, tem espaço de sobra para restaurantes, lojas de grife o maior shopping center havaiano, o Ala Moana Center, próximo ao porto. Deixando as compras de lado, vale a pena ir até o primeiro parque público local, o Kapiolani Park e o jardim zoológico.
Finalize o passeio ecológico com uma ida até o extinto vulcão Diamond Head, onde há uma das melhores vistas da ilha de Oahu.