A grande diversidade cultural de Miami pode ser vista nas diversas especialidades de restaurantes espalhados pela cidade, nos cardápios, e agora nos mercados gastronômicos que não cansam de ser inaugurados.
Se engana quem pensa que Miami é só compras, assim como também se engana quem pensa que a comida em Miami é só hambúrguer e batata frita. É claro que não faltam restaurantes servindo aquelas comidas típicas americanas, mas hoje em dia a diversidade de restaurantes em Miami é muito grande, você provavelmente vai encontrar restaurantes das mais variadas nacionalidades como os clássicos italianos, franceses e espanhóis, restaurantes de comida asiática como japonesa e tailandesa, restaurantes de carnes argentinas, comida peruana, cubana, mexicana, brasileira e por aí vai.
Alguns restaurantes são uma espécie de clássico nos Estados Unidos como o Cheesecake Factory, conhecido pelos cheesecakes, o Hard Rock Cafe que tem em muitos outros lugares turísticos e o Bubba Gump Shrimp, famoso porque foi inspirado no filme Forest Gump.
Em South Beach, o maior clássico dos restaurantes é o Joe’s Stone Crab, um dos mais antigos da cidade e mesmo sendo grande, costuma ter filas para entrar. Como o próprio nome diz, a especialidade do restaurante é servir caranguejos gigantes e de sabor mais impressionante ainda.
Para uma comida italiana, o restaurante Casa Tua possui uma decoração tão bela quanto os pratos. Também fica em South Beach e é indicado para um jantar mais especial. O cardápio é pequeno, mas os preços são altos. Mesmo assim, é recomendado fazer reserva, pois costuma sempre estar cheio.
Agora no moderninho bairro de Wynwood, aberto há pouco tempo, o restaurante Pride and Joy é frequentado também por moradores de Miami e possui um ambiente bom para crianças, uma área ao ar livre com muros pintados, ótimo para deixá-las brincando. A decoração é original e a dica aqui é provar um bom hambúrguer.
Outra opção para fazer uma boa refeição em Miami é visitar algum mercado gastronômico, algo aliás que está super em alta na cidade. Os mercados gastronômicos praticamente estão invadindo Miami, há mercados para todos os gostos e bolsos, pequenos e grandes, mais refinados e mais simples. Encontre um que mais combine com seu estilo, mas não deixe de visitar um deles. O Le Centrale Miami é um mercado novo e tem o objetivo de apresentar a gastronomia italiana. Como ele fica dentro de um shopping de luxo, não é um mercado baratinho, mas de toda forma vale o passeio até lá nem que seja para um café. Mais um mercado gastronômico voltado à gastronomia italiana, porém com valor um pouco mais baixo, é o Casa Tua Cucina. São 10 estações de comida, um minimercado, bar, cafeteria e gelateria.
Se você estiver em Miami em um domingo, reserve um tempinho para experimentar um tradicional brunch americano que nada mais é que a mistura de um café da manhã com um almoço. O brunch começa do meio para o final do período da manhã e pode se estender até a hora que você quiser (e o restaurante permitir). O cardápio mistura itens do café da manhã e do almoço, unindo as duas refeições em uma única.
E ao final de uma refeição sempre vem a conta, então vamos falar um pouco dela porque em Miami, na maioria das vezes, a gorjeta já está incluída na conta, algo em torno de 18% do valor. Fique atento, pois mesmo já sendo incluída a gorjeta, muitas vezes ainda vem no recibo do cartão um lugar para colocar uma gorjeta adicional, então se não prestar atenção, pode ser que você acabe dando gorjeta duas vezes.