Sempre que um turista de primeira viagem pensa em quando ir para Miami, os meses de verão são os que parecem ideias para a visita. Mas não: Miami contraria mesmo a lógica de alta e baixa temporada com a qual estamos acostumados. Por lá, os meses de inverno, entre dezembro e março, são os mais procurados.
Essa inversão se dá por dois fatores. Em primeiro lugar, ela se deve ao fato de que muitos americanos de outras partes do país viajam para a Flórida para fugir do inverno rigoroso em suas cidades. Afinal, Miami tem fama de cidade com ótimas temperaturas o ano inteiro e a média no inverno é próxima de 20?C. Nada mal, não acham?
Além disso, essa é a época mais seca na cidade, o que significa que dificilmente uma chuva irá atrapalhar o passeio programado. Mesmo assim, é importante levar um casaco na mala para os dias mais frescos, pois a mínima em dezembro e janeiro pode chegar a 10?C. O lado ruim de viajar na alta temporada é o grande movimento e, consequentemente, preços mais elevados do que em outras épocas do ano.
Se a alta temporada acontece no inverno, a baixa temporada é em pleno verão, entre os meses de junho a setembro. Nessa época, a umidade aumenta junto com o calor e as temperaturas passam facilmente dos 30?C.
Miami também está na rota dos furacões e tempestades que, embora sejam incomuns, podem atrapalhar os planos de alguns viajantes. A temporada de furacões vai de junho a novembro e, caso algum fenômeno esteja previsto, as autoridades locais costumam emitir alertas com antecedência. Graças ao clima, os preços costumam ser mais baixos nestes meses, o que atrai muitos europeus e latino-americanos.
Quem viaja pensando nas compras pode apostar na Black Friday como a melhor época para conhecer Miami. Ela ocorre na quarta sexta-feira de novembro e geralmente é responsável por muitas promoções pela cidade. Como os preços costumam ser excelentes, as lojas também ganham filas enormes, que podem se formar antes mesmo da abertura do estabelecimento.