Capital do estado do Rajastão, Jaipur é conhecida como a Cidade Rosa devido à cor de suas construções, pois muitas delas foram pintadas nesse tom, que significa hospitalidade. Com aproximadamente 3 milhões de habitantes, Jaipur consegue te mostrar ao mesmo tempo o melhor e o pior da Índia, pois mesmo sendo a primeira cidade planejada do país, consegue ser confusa e caótica. Mas é caótica e alegre porque você vê vacas, macacos, vendedores insistentes, encantadores de serpentes, bicicletas, tuk tuks, tudo isso convivendo junto, em meio ao caos, ao barulho e à sujeira, porém tudo em harmonia.
Caminhar pelo centro antigo de Jaipur, conhecido como Old City, com certeza é um passeio que vai fazer parte do roteiro na cidade, afinal é ali que tudo acontece. É preciso estar sempre atento ao trânsito sem regras, desviar dos vendedores de rua, das vacas e desviar também de barracas que são montadas simplesmente esticando um pano no chão. Mas fora os desvios, aproveite para caminhar por suas ruas e vielas, observando as construções, as cores, as pessoas e o cotidiano da população. É ali mesmo no centro que também fica o City Palace, um complexo que inclui dois palácios: Mubarak Mahal e Chandra Mahal, sendo que mahal significa palácio. Grande parte do Chandra Mahal ainda é utilizada como residência da família real de Jaipur. O City Palace é um local que reúne história e beleza, muito bom também para fotografar.
Mas o mais famoso cartão postal de Jaipur é o Hawa Mahal, que significa Palácio dos Ventos. A construção era parte do Palácio Real e possui cerca de 1000 janelas, isso mesmo, 1000 janelas. E não é para se refrescar do calor da Índia que as janelas foram construídas, mas sim para que as mulheres da família da realeza pudessem ver um pouco da cidade sem serem vistas, como forma de escondê-las dos homens. Esse palácio é na verdade apenas uma fachada, ou melhor, apenas uma parede, e não uma construção completa. Foi construído no século 18 e sua arquitetura é uma forma de homenagear o deus Krishna, por isso a fachada tem o formato que lembra uma coroa.
Próximo do Hawa Mahal fica o Jantar Mantar, um observatório astronômico construído entre os anos de 1724 até 1734 e que mantêm os instrumentos em funcionamento até hoje. Esses instrumentos eram utilizados para prever o tempo e mapear as estrelas, e continuam ainda com a mesma precisão de quando foram construídos.
O Amber Fort é talvez a atração número 1 de Jaipur, mas o detalhe é que essa atração não fica exatamente em Jaipur, mas sim em uma cidade vizinha que fica a cerca de 11 quilômetros de Jaipur, chamada de Amber, com o mesmo nome dessa fortaleza, construída em 1952. Esse passeio dura em média um dia inteiro, pois são várias atrações dentro de um só lugar. Palácios, templos, jardins e pátios, tudo construído com um estilo de arquitetura que surpreende até os mais renomados arquitetos. Você pode visitar o interior dos templos e palácios, e também tem a oportunidade de ter uma vista incrível das paisagens ao redor da fortaleza.
Após um longo dia de passeios em Jaipur, finalize assistindo ao pôr do sol em um lugar de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade, chamado de Nahargarh Fort. Tente chegar um pouco antes do horário do pôr do sol, sentar em uma das mesas do bar/café lá em cima, tomar um drinque assistindo ao sol se pôr e depois ver a cidade já de noite e toda iluminada.
Entre todas as cidades da Índia, Jaipur é considerada um dos melhores destinos para provar a culinária do país. A cozinha local é um dos grandes atrativos, com diversos tipos de restaurantes, e todos sempre com muito sabor, aromas e temperos. Barraquinhas de rua também podem ser incluídas no roteiro gastronômico, só tome cuidado com a higiene, isso seja nas barracas de rua e também nos restaurantes. Para os vegetarianos, a Índia é especialista em comida vegetariana.
Para compras, Jaipur também pode ser a cidade certa. Com um comércio fervoroso, há diversos mercados, lojas e bazares espalhados pela cidade, mas para os turistas, os mercados mais interessantes ficam dentro de Old City, onde você pode encontrar desde artesanatos, especiarias indianas, comidas, flores e tecidos. E falando em tecidos, algumas fábricas de Jaipur exportam tecidos para o mundo todo. Bonitos, de boa qualidade e preço baixo, esse conjunto de qualidades agrada a todos. Algumas lojas de tecidos abrem para conhecer o processo de fabricação, como é o caso da The Gandhi Textile Factory.