Jaipur é a capital do Rajastão, maior estado indiano ao noroeste da Índia, e fica a menos de 300 quilômetros de Nova Déli. Conhecida como a Cidade Rosa, ganhou esse apelido porque um marajá ordenou que suas construções fossem pintadas nesse tom, que significa hospitalidade, para agradar a um príncipe do Reino Unido que visitaria a cidade.
Com uma atmosfera alegremente caótica, Jaipur é daquelas cidades indianas onde vacas, macacos, vendedores insistentes, bicicletas, tuk tuks, todos convivem juntos e misturados, em meio ao caos e ao barulho, porém em harmonia.
Em Jaipur há opções de hospedagens para todos gostos e bolsos, desde albergues onde você pode dividir o quarto e banheiro com outras pessoas, até hotéis luxuosos, alguns construídos inclusive em antigos palácios. Assim como em todo o país, a hospedagem em Jaipur é bem barata comparada a outras grandes cidades de outros países, então você pode aproveitar esse bom custo/benefício e quem sabe ficar em hotéis de categoria superior aos que ficaria se fosse viajar para um país mais caro. É uma boa oportunidade de se hospedar em um hotel melhor, pagando bem menos.
E falando em hotéis construídos em palácios, o Suján Rajmahal Palace é um luxuoso hotel construído em um antigo palácio, onde você se sente até parte da realeza de tão bonito que é. O hotel faz parte da associação de hotéis Relais & Chateaux, e ainda pertence à família real de Jaipur. Com uma decoração impecável e rica em detalhes, para quem não puder se hospedar nesse hotel, tente ao menos ir no restaurante do hotel que é aberto a não hóspedes. Outro hotel 5 estrelas, um pouco menos luxuoso, mas que também já foi um palácio, é o Taj Jai Mahal Palace Jaipur. Rodeado por um belo e grande jardim, possui piscina adulto e infantil, além de uma boa localização. Agora saindo um pouco desse clima de luxo, o Golden Tulip Jaipur é uma escolha mais mediana, porém com muito conforto. Possui piscina, um roof top, restaurante e está bem localizado, muito próximo ao centro. O Hilton Jaipur, apesar de levar o nome Hilton, não é bem avaliado na internet, mas de outro lado o hotel tem que manter o padrão Hilton. Possui boas instalações, está bem localizado, os quartos são espaçosos, possui piscina e um bom restaurante. Nos hotéis um pouco mais simples, o Jai Niwas possui um belo jardim, quartos espaçosos e bom café da manhã. Fica um pouco longe do centro, mas para quem quer fugir um pouco do barulho do centro, é uma ótima opção, pois fica em um local tranquilo e silencioso.
- Centro Histórico
Caminhar pelo centro antigo de Jaipur pode até ser meio desgastante, mas faz parte da aventura, e é um local onde você vai passar diversas vezes durante o tempo em que estiver na cidade, afinal é ali que tudo acontece. É preciso estar sempre atento ao trânsito caótico e sem regras, desviar dos vendedores de rua, e desviar também de barracas que são montadas simplesmente esticando um pano no chão, e ali em cima mesmo, as mercadorias ficam expostas, e muitas vezes são comidas como frutas e verduras. E para completar o cenário, os macacos vivem dos restos dessas feiras e fazem a festa nas copas das árvores comendo. Tudo extremamente simples e com pouca higiene.