A capital do México pode agradar aos mais diferentes paladares, mas uma coisa é certa, prepare-se para muita pimenta e caso tenha estômago mais sensível, cuidado ao eleger um prato ou restaurante para experimentar. Claro que como toda grande metrópole, a cidade possui os mais diversos tipos de restaurantes, desde uma tradicional cantina italiana até um sushi bar, mas para provar a culinária local, ao menos uma pequena dose de chili é normal encontrar nos mais variados pratos.
Outra coisa que é normal e interessante para os turistas encontrarem nos restaurantes são os mariachis tocando aquela música típica e bem alegre. Eles são engraçados, rendem uma boa risada e podem chegar a qualquer hora durante a refeição. Para quem quiser apreciar os mariachis tocando, na plaza Garibaldi eles se reúnem todas as noites para tocar, então sentar em uma das mesas da praça é garantia de muita música e alegria.
O restaurante Tenampa é uma opção certeira para se sentir de verdade no México, já quem quiser provar um autêntico taco mexicano, a Taquería Los Parados serve tacos desde 1965, há mais de 30 opções de tacos e alguns endereços pela cidade. O restaurante El Cardenal é uma opção tradicional que serve boa comida a preço justo, por isso costuma estar sempre cheio. Outra boa pedida é o restaurante Casa dos Azulejos que fica no centro histórico e possui uma bela fachada, toda revestida de azulejos.
Os mercados de rua ou mercados de alimentos são opções mais informais onde além de provar os autênticos pratos mexicanos, é possível ver e comprar alimentos e especiarias locais, são bons para fazer uma refeição durante o dia. O Mercado Roma é um pouco mais requintado, com muitos turistas, já o Mercado de Portales, é um enorme mercado que vende vários outros produtos além de comidas e o Mercado de San Juan oferece comidas mais exóticas e de ótima qualidade.
O milho está presente em muitos pratos mexicanos, pois é a base para fazer as famosas tortillas que são as massas bem finas e arredondadas. As tortillas estão presentes nos tacos, nachos, burritos e muitas outras iguarias mexicanas. Falando nesses pratos, os tacos são uma espécie de paixão nacional, feitos com as tortillas que podem ser de milho ou farinha e em cima das tortillas (que podem ser crocantes ou moles) são colocados ingredientes como carne, frango, peixe, queijo, feijão, e por aí vai, depende da imaginação do chef.
Os burritos são bem parecidos com os tacos, só que em geral maiores e fechados e o recheio pode vir de tudo um pouco também. Os nachos normalmente são servidos como entrada e vem acompanhados de queijo, pico de gallo (uma espécie de vinagrete), jalapeños e guacamole, este último, leva abacate, pimenta, tomate e outros temperos. Além dessas opções ainda tem as fajitas, quesadillas, tamales, tudo regado a uma boa dose de pimenta, afinal dizem que ela faz bem para saúde.
Para beber, a tequila (que é feita de cacto, uma planta típica do México) é a bebida mexicana mais famosa e talvez a mais forte, mais uma vez quem tiver estômago forte leva vantagem, já para os de estômago mais sensível podem ficar com a tequila na versão margarita, que é servida com suco de limão para amenizar a força do álcool e uma opção um pouco mais “light” é a cerveja Sol, muito consumida tanto por mexicanos quanto por turistas.
Se pimenta faz bem ou não para saúde, a verdade é que depois de conhecer o povo mexicano, você vai achar que no mínimo ela deixa as pessoas mais felizes, o que não deixa de fazer bem pra saúde, então aproveite a viagem, se possível com uma boa dose de pimenta!