A Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo e, como tal, não decepciona os turistas no quesito turismo. Com tanto a oferecer, impossível o turista partir com a sensação de ter deixado muito para trás. Por essa razão, recomenda-se muito planejamento antes de embarcar ao destino.
Além disso, o itinerário precisa ser bem organizado. A cidade é o local perfeito para se juntar a aplicativos de locomoção e montar o seu mapa de viagem – a garantia que vai enfrentar o trânsito da cidade com maestria e economizar tempo por saber exatamente onde fica e o tempo de locomoção para conhecer tudo o que você deseja.
Um dos pontos de partida quando chegar à cidade, pode ser o Zócalo. É assim que a população local chama a Plaza de La Constitución, um dos locais mais importantes de toda a cidade. O local abriga o Palácio Nacional, onde há maravilhosos painéis de Diego Rivera, e a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María. A cidade é cheia de história, já que foi construída no local onde também era o centro político, cultural e religioso da antiga cidade de Tenochtitlan, a maior da civilização asteca. É possível passar algumas horas percorrendo a praça e o interior de seus belos edifícios. Há ainda restaurantes com vista para o Zócalo, de onde se tem surpreendente vista para a região.
Os arredores da Plaza também reservam aos visitantes outras atrações. É uma região para se passar várias vezes ao longo da viagem. Uma dica é tomar um café na Casa de los Azulejos, inspirar-se com a beleza do Palácio de Bellas Artes, andar em meio a área verde da Alameda Central. Não deixe de subir ao topo da Torre Latinoamericana, visitar o encantador Palácio Postal e ir aos principais museus e casarões coloniais que estão localizados em toda a região.
Os museus, aliás, estão entre as principais atrações na Cidade do México. Os locais relatam a história da cidade e de todo o país do México desde quando o território era dominado por povos astecas, maias e muitos outros que viviam na região antes da chegada dos espanhóis. Visitar os espaços dedicados a esses povos e à história do México é como entrar em um túnel do tempo e a possibilidade de desvendar muitos dos mistérios que fazem parte do imaginário de muitos sobre essas civilizações.
As Pirâmides de Teotihuacán, a zona arqueológica do Museu del Templo Mayor e as relíquias do Museu Nacional de Antropologia estão entre as mais interessantes atrações da cidade nesse sentido. Já para saber mais sobre a história do México após a chegada dos espanhóis, os passeios pelo Museu Nacional de História, Museu Memória e Tolerância, Museu Nacional de La Revolución e o Museu de La Ciudad de México são uma boa pedida para os ávidos por história.
Já programe uma visita ao super disputado Museu Frida Kahlo. A visita no local é considerada uma experiência emocionante, especialmente para quem aprecia o trabalho da famosa artista. Para garantir a experiência sob todos os ângulos, visite também os museus dedicados ao marido de Frida, o artista Diego Rivera, considerado um dos maiores nomes da arte mexicana. Há peças dele espalhadas por toda a cidade, mas vale incluir alguns diferentes no roteiro, como o Museu Dolores Olmedo (que também possui um dos mais belos jardins da cidade), o Museu Diego Rivera Anahuacalli e o Museu Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo.
Um pouco além da arte mexicana, outros locais oferecem acervos incríveis. É o caso do Museu Soumaya, com uma excelente coleção de impressionistas e uma das maiores mostras de Rodin em todo o mundo. Há ainda o Tamayo e o Jumex, dedicados à arte contemporânea; o Museu de Arte Popular; além do Museu Franz Mayer e Museu Mexicano del Diseño.
O México é uma país que vive intensamente suas tradições, por isso faz parte da experiência do turista vivê-las. Vá até a Praça Garibaldi curtir o som de dezenas de mariachis. Para um pouco da dança e música típica mexicana, outro excelente passeio é ir à apresentação do Balé Folclórico do México, especialmente quando a apresentação acontece no Palácio de Bellas Artes.
Quem é apaixonado pelas cores do país não pode deixar de fazer um passeio pelos canais de Xochimilco. As traineiras, pequenas embarcações, absurdamente coloridas compõem o visual e são palco de grandes festas. Outro lugar que garante a diversão são as arenas de luta livre mexicana. As lutas são todas combinadas, mas o clima é muito envolvente. Além de ser um evento bem popular e custar pouco, a diversão é garantida.
Há ainda muitas atrações na cidade, mas nos arredores da Cidade do México também há passeios imperdíveis. Entre eles, está a visita às Pirâmides de Teotihuacán e os roteiros pelas cidades históricas como Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca. O importante é não se prender ao centro da Cidade do México, que garante muitas atividades para todos os dias de viagem, e explorar os arredores.