A primeira coisa a saber ao planejar quando ir para a Cidade do México é que as estações são invertidas em relação ao Brasil. Por estar no Hemisfério Norte, os meses de verão em nosso país irão corresponder com o inverno mexicano, e os de inverno por aqui serão verão por lá.
Apesar disso, a variação de temperatura não é tão grande ao longo do ano, mas ela ocorre de maneira acentuada durante o dia. É comum, por exemplo, que faça frio pela manhã, muito calor à tarde, e a temperatura volte a baixar à noite. Nos meses de inverno, entre novembro e fevereiro, as noites costumam ser mais frias e o clima é também bastante seco, portanto é aconselhado manter-se hidratado.
No verão (entre os meses de junho a setembro), a temperatura costuma ser mais elevada e o tempo na cidade é marcado por chuvas. Essa é também a época da alta temporada no país devido às férias escolares mexicanas e, portanto, a hospedagem pode estar mais cara do que em outros períodos. Graças a estes fatores, pode ser interessante escolher outros meses para sua viagem.
Se quiser ver a Cidade do México em seu momento mais vibrante, considere viajar durante o período do Dia dos Mortos, celebrado em 2 de novembro. As festas são bastante tradicionais no país e começam no dia 31 de outubro, se estendendo até a data da festividade. A celebração é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco dada a sua importância cultural. Case viaje nessa época, prepare-se para ver as ruas ainda mais coloridas do que de costume.