Cercada por natureza, história, e ao mesmo tempo uma cidade urbana, a capital e maior cidade da Noruega tem diferentes opções – e muito a oferecer - para seus visitantes. Fundada em 1048 por Harald Hardrada, Oslo tem uma ligação antiga com o mar, e é possível saber mais dos exploradores nórdicos e até ver embarcações originais nos museus espalhados pelo local.
Para quem é amante da arte, é imprescindível destacar que Oslo tem uma exposição a céu aberto com mais de 200 esculturas feitas pelo norueguês Gustav Vigeland. Vale lembrar também que a temperatura na cidade pode chegar aos -7°C no inverno, então se você é amante dos esportes de inverno, também é uma ótima opção.
Museu do Navio Viking
Estão expostas no museu três (belíssimas) embarcações originais do século IX com o nome de Oseberg, Gokstad e Barco Tune. O grande destaque é o Oseberg, um barco de quase 22 metros de comprimento e com capacidade para 30 remadores. O último, infelizmente, é o menos preservado. Além das embarcações, é possível admirar outros artefatos vikings no local.
Parque Vigeland
Um parque bem peculiar a céu aberto: este é o Parque Vigeland. Além dos lindos gramados e fontes que encobrem os mais 300.000 m², o local possui esculturas de bronze e ferro que retratam figura humana. Feitas pelo norueguês Gustav Vigeland, as obras retratam – muitas vezes de maneira bem-humorada – o ciclo da vida. Vale tirar o dia para fazer um piquenique e aproveitar tudo que o parque oferece.
Museu Fram
Mais uma dica para os amantes do mar: um museu construído em torno de um navio considerado uma potência. Construída em 1892, Fram se tornou a embarcação de madeira que chegou mais ao sul e mais ao norte na história naval, e passou por três expedições, uma com Fridtjof Nansen, outra com Otto Sverdrup, e a última, com Roald Amundsen, que terminou com a conquista do Pólo Sul, em 1911. Dentro do navio permanecem seus objetos originais, e em torno dele é possível conferir as histórias de suas viagens.
Galeria Nacional
A Galeria Nacional faz parte do Museu Nacional, que abriga também o Museu da Arte Contemporânea. Possui diversas pinturas e esculturas a partir do século XIX, e o destaque fica por conta das obras do pintor norueguês Edvard Munch, sendo uma delas o quadro ‘O Grito’.
Fortaleza Akershus
Localizada no coração de Oslo, a Fortaleza Akershus é um dos maiores pontos turísticos da cidade e foi construído no ano de 1300 para proteger a cidade das ameaças. O grande castelo possui largos pátios, museus e tumbas dentro da fortaleza, um monumento em homenagem às vitimas da Segunda Guerra Mundial, e, em alguns pontos, vistas incríveis da cidade. A entrada é livre e é possível fazer visitas guiadas para entender mais de sua história.
Museu do Folclore Norueguês
Um pouco afastado do centro da cidade, o museu conta com 155 casas tradicionais da Noruega. Também conta com exposições de artesanatos e trajes regionais típicos, além de atividades para crianças. No fim do ano, não perca a grande feira de Natal.
Museu Holmenkollen de Esqui
Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1952, Oslo conta com um museu que conta a história de mais de 4000 anos do esqui. O local também possui a mítica – e gigante - rampa de saltos Holmenkollen, onde é possível subir para admirar a vista, além de restaurantes, e pista e aluguel de equipamentos para quem deseja praticar um pouco do esporte.
Oslo Ópera House
A arquitetura moderna do palco das óperas e balé em Oslo é, por si só, uma grande atração. Localizada às margens do fiorde Oslofjord, o prédio passa a sensação de que está saindo das águas, além de possuir um teto reclinado que serve como parque a céu aberto.