Com aproximadamente 700 mil habitantes, a maior cidade da Noruega é considerada uma cidade global, ou seja, um lugar muito importante para o sistema econômico mundial. Eleita como um dos melhores lugares do mundo para se viver, Oslo tem crescido sistematicamente ao longo dos últimos anos, sendo a capital europeia que mais cresce atualmente.
Em 2017, um censo constatou que quase 17% da população da Noruega é composta por imigrantes, número que aumenta ainda mais em Oslo, onde cerca de 25% dos residentes vieram de outros países. Síria, Filipinas, Paquistão, Suécia, Somália e Alemanha são alguns dos países de origens dos imigrantes.
Isso fez com que a população norueguesa seja uma das mais diversas do mundo. Em Oslo é possível constatar que essa mistura não só deixou a cidade maior, como a enriqueceu com culturas, sons e sabores. A cidade é uma das mais seguras para se visitar na Europa, sendo o frio uma ameaça maior do que um assalto. Independente de onde escolher se hospedar, saiba que estará seguro.
O transporte público é, apesar de muito caro, supereficiente. Mas, como a cidade não é uma metrópole, é possível fazer muitos passeios turísticos andando – basta ter disposição. Não esqueça de fazer a reserva do hotel, hostel ou apartamento com antecedência, já que os preços de hospedagem na cidade são altos.
Confira os melhores bairros da cidade para se hospedar
- Grünerløkka
Próximo ao Jardim Botânico e ao Museu de História Nacional, o bairro está em alta entre os jovens, artistas e turistas que buscam tomar um café ou um drink em um dos seus descolados estabelecimentos. Com uma pegada alternativa, graças a sua decoração colorida e aos seus grafites, lá é possível encontrar diversos hotéis, com uma variação grande de preço. Além de ser um local interessante e próximo do centro, o Grünerløkka abriga galerias, mercados e feiras.
- Centro
A melhor opção para os que gostam de dispensar o transporte motorizado é se hospedar na região central de uma cidade. Na área, é possível encontrar de tudo: restaurantes, cafés, bares, lojas, supermercados e grande parte das atrações turísticas, como o Teatro Nacional e Parlamento da Noruega. Além de ficar próximo a estação central de trem, que facilita muito. O centro possui boas opções de estadia, com uma grande diversidade de preços.
- Grande Oslo
A área é dona de um dos mais famosos cartões postais da cidade, a Ópera. Revitalizada há alguns anos, a região possui alternativas de restaurantes e de estadia mais refinados, com maiores benefícios e preços. É ideal para quem busca conforto e calmaria, e está disposto a pagar por isso. Alguns dos hotéis mais caros da cidade estão na região.