A Noruega é um país de muitos climas: na costa, graças à Corrente do Golfo Mexicano, o clima é temperado, já no interior e no norte do país as temperaturas são mais extremas, características de um clima subpolar – no verão pode fazer 30°C, enquanto no inverno elas podem cair para até -40°C.
Em algumas cidades do Norte, não há luz solar durante quase todo o inverno, situação que se inverte durante o verão, quando o sol não dá tréguas. A neve é constante durante os meses mais frios do ano, e a chuva é abundante na região costeira.
Mesmo nos meses de calor, a temperatura pode baixar para os 5°C, então fique atento para as oscilações climáticas. Se está programando a sua viagem no inverno, é imprescindível se preparar com roupas e calçados térmicos para que se aproveite o máximo possível. Em Oslo, o clima é continental úmido, com apenas 1.660 horas de sol por ano, e os melhores meses para se visitar a cidade é entre maio e setembro.
Confira como fica o clima em cada estação e qual é a melhor para a sua viagem
Durante os meses de verão, as temperaturas sobem, e em alguns dias elas podem atingir os 30°C, mesmo que raramente, com chuvas constantes que se iniciam em julho. É um ótimo momento para conhecer a cidade, pois é possível aproveitar os longos períodos de luz solar em atividades ao ar livre. Os preços, entretanto, estão um pouco mais altos.
No outono a chuva ainda se faz presente, mas as temperaturas caem e em alguns meses a neve começa a aparecer, sendo outubro e novembro os meses mais chuvosos. Não é a melhor época para fazer turismo, porém é quando o país está mais vazio e com os preços mais baixos.
O inverno é rigoroso e acompanhado de muita neve. Mesmo sendo tão frio, atrai muitos turistas que buscam experienciar a aurora boreal, um lindo fenômeno de luzes no céu que só acontece nos meses mais frios.
Já a primavera costuma apresentar temperaturas não tão baixas, e com pouquíssima chuva, e, raramente neve.