Os turistas não encontram dificuldades para se locomover em Praga, que conta com bilhetes interligados de metrô, ônibus e trams. Se for utilizar táxi, é melhor dar preferência aos serviços de radiotáxi para não ter surpresas desagradáveis. Alugar uma bicicleta também pode ser interessante para explorar as ruas cheias de história.
Entre edifícios barrocos, neoclássicos, góticos e renascentistas, a Cidade Velha é um verdadeiro museu a céu aberto e tem várias atrações turísticas, como a Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn, o Palácio Goltz-Kinsky, o Relógio Astronômico e o Castelo de Praga, o maior complexo palaciano do mundo, com mil anos de história marcados em seus tijolos.
Sob o rio Moldava, a Ponte Carlos é um importante traço histórico. Construída em 1357, liga os dois lados da cidade e é tida como um monumento, exibindo ainda 30 estátuas e esculturas religiosas em suas laterais. Passando por ela, que tal uma visita ao Parque Stromovka? A área verde é perfeita para caminhadas e passeios de bike.
É interessante conhecer o Museu Franz Kafka, que reúne documentos, fotos, vídeos e cartas do famoso escritor tcheco. Ele é tema turístico em diversos roteiros, que passam por locais marcantes de sua vida dentro da terra natal. O Museu Judaico reúne vários monumentos que marcam a história e trajetória dos judeus na República Tcheca.
O bairro Josefov reúne diversas sinagogas e a casa de Kafka. Na mesma região, grifes de luxo disputam espaço e público na rua Pariszka. O shopping mais luxuoso é o Palladium, bem no centro da cidade, enquanto o maior do país é o OC Let?any.
Um dos passeios mais impressionantes é certamente uma visita a Kutná Hora, a 65 km de Praga. É na cidade medieval onde fica o Ossuário de Sedlec, igreja ornamentada com pilhas de ossos de 40 mil pessoas, concebida no século 19. A visão é, ao mesmo tempo, assustadora e artisticamente bela.
Em New Town, que não é mais nova, por ser estabelecida no século 14, encontram-se algumas atrações bacanas, como o Museu Nacional, boulevards históricos, restaurantes românticos e a Henry Tower, de onde se tem uma vista panorâmica espetacular. A região também concentra uma grande quantidade de hotéis.
Shows de música, especialmente de jazz, ou teatro preenchem as noites dos tchecos com entretenimento, em lugares como a Sala Dvórak e a Sala Smetana, ou no Teatro Negro e outros tantos pela cidade. O Teatro de Bonecos é bem interessante e bem humorado, especialmente porque dispensa falas e é apreciado por estrangeiros do mundo todo.