A capital da República Tcheca apresenta clima continental e, por isso, as quatro estações do ano são bastante definidas. A escolha do melhor período se deve, portanto, ao perfil do viajante e ao tipo de experiência que ele deseja ter na cidade! Em geral, a região apresenta verões bastante quentes, com pancadas de chuvas, e invernos super rigorosos, com temperaturas negativas e muita neve. A primavera e o outono aparecem como opções para aqueles que procuram por temperaturas amenas a um custo-benefício mais interessante.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar explica as singularidades que o turista encontrará em Praga em cada uma das estações climáticas!
Primavera
Compreendida entre o final de março até maio, esta época do ano traz temperaturas amenas e valores mais acessíveis ao turista. Em março e abril, as máximas chegam a 15•C, enquanto em maio elas já alcançam os 20•C. Muitos apostam em maio como o melhor mês para conhecer a capital tcheca, pois ele apresenta temperatura similar à registrada no verão e preços de baixa temporada. É nessa época que as flores dão um show à parte, então visitar os parques torna-se parada obrigatória!
Verão
Os meses mais quentes de Praga acontecem em junho, julho, agosto e início de setembro. É a alta temporada, com férias escolares e preços mais salgados. A vida na rua é efervescente e as máximas ultrapassam os 20•C, com também bastante chances de chuvas. Em curtos períodos, geralmente em agosto (historicamente o mês mais quente na cidade), podem acontecer picos de até 35•C. Nessa época do ano os dias são mais longos e o sol só se põe por volta das 21h.
Outono
É quando as folhas das árvores ganham tons avermelhados e a paisagem fica mais incrível para as fotos. Entre setembro e novembro, a temperatura já cai bastante – ela fica na casa dos 10•C – e em novembro, inclusive, já é possível começar a esperar neve. Os dias começam a ficar um pouco mais curtos, com pôr do sol por volta das 18h. Também é um período bastante procurado pelos turistas por ser considerado de baixa temporada.
Inverno
Compreendido de dezembro ao início de março, este é o período mais complicado para aqueles que gostam de passear ao ar livre, pois as temperaturas ficam na casa dos 0•C. Janeiro é historicamente o mês mais frio da cidade, com temperaturas abaixo de zero. Algumas das atrações turísticas permanecem fechadas por esta razão. Os dias também são mais curtos, com pôr do sol na casa das 16h. Para quem, no entanto, quer presenciar o espetáculo da neve, esse é o período mais recomendado.