Para quem chega à cidade catarinense, a primeira coisa a se fazer é andar pela orla da Praia Central. Essa é a região mais tradicional da cidade, com muitas opções de lazer e entretenimento ao turista. Caminhe pela área e faça o reconhecimento das principais ruas da cidade, como a Avenida Atlântica e a Avenida Brasil. Vale lembrar que o calçadão da Praia Central tem cerca de 6km de extensão, fazendo a conexão da região norte com a região sul da cidade. Se estiver com tempo, aproveite a praia do local – apesar de não ser a mais indicada em termos de beleza natural, ela oferece uma infraestrutura bem interessante para o viajante, com bares, restaurantes, lojas e shoppings a poucos metros de distância.
Se preferir, é possível fazer ainda um passeio turístico de bondinho, que sai da Praia Central e passa pela orla e principais avenidas de Balneário Camboriú. Outra forma de fazer um tour pela principal região da cidade é pelo mar. Há algumas réplicas de navios piratas que passeiam pela costa da cidade. O percurso inclui até mesmo atores vestidos caracteristicamente para fazer o turista entrar no clima da embarcação. Portanto, além de se divertir com a atmosfera e com o show do barco, o viajante poderá ainda admirar Balneário Camboriú por um ângulo diferente. É uma ótima pedida para quem vai à cidade com crianças!
Ainda para quem está na cidade com a família, outra possibilidade bem interessante é o Parque Unipraias. O local tem como uma das suas principais atrações o teleférico que liga o Pontal Norte à Praia das Laranjeiras. Além do mais, o complexo de entretenimento conta com brinquedos bastante divertidos para adultos, como o ZipRider, uma espécie de tirolesa que permite uma descida de 750 metros em meio à Mata Atlântica a uma velocidade média de 60km/h! O Zoológico de Balneário Camboriú também é bastante procurado, pois no local estão abrigadas mais de 90 espécies de aves, 30 de mamíferos e 20 de répteis!
Outro cartão postal da cidade é o Cristo Luz. O monumento, que consiste na imagem de Jesus Cristo segurando um holofote que ilumina Balneário Camboriú todas as noites, é uma versão mais modesta do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, mas também não deixa a desejar. Lá de cima o viajante poderá admirar uma vista deslumbrante de toda a área, com direito a belíssimas fotos. Para entrar no Cristo Luz, o turista deverá desembolsar entre R$20 e R35 (o ingresso para as visitas diurnas são mais baratos do que para visitas noturnas).
Agora se você está indo para a região em busca de contato com a natureza, a dica é explorar a rodovia Interpraias de carro. Com 14km de extensão, a estrada tem às suas margens as praias mais belas e selvagens de Balneário Camboriú, todas muito bonitas e perfeitas para fotos. Seis são as paradas que o turista poderá fazer pelo caminho: Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Com exceção da Praia do Pinho, que é nudista, todas as demais não possuem restrição para a entrada do visitante. Portanto, vá com calma parando em cada uma delas para absorver essa atmosfera tão diferente da Praia Central, que é cercada por urbanismo e infraestrutura.
Para finalizar com chave de ouro a sua estadia na cidade, reserve um dia para ir ao Beto Carrero World. O maior parque temático da América Latina não fica necessariamente em Balneário Camboriú, mas no município de Penha, localizado a cerca de 40km de distância da cidade. São apenas 30 minutos de carro até o local, que conta com montanhas-russas, brinquedos infantis e shows temáticos para a alegria dos papais e crianças.