Capital do Estado do Mato Grosso, Cuiabá é a porta de entrada para conhecer a região do Pantanal Norte que está a pouco mais de 100 quilômetros da capital e a Chapada dos Guimarães, que fica um pouco mais perto, a aproximados 70 quilômetros. O ideal é chegar em Cuiabá e depois sair para desbravar a região, pois ainda que seja possível contratar passeios de um dia para os dois destinos, não é muito viável, ambos merecem mais tempo para conhecê-los.
Com cerca de 700 mil habitantes, Cuiabá oferece uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e serviços, mas como a maioria das grandes cidades brasileiras, também sofre com o trânsito, principalmente durante o horário de pico.
Para aproveitar melhor a cidade, conheça a Arena Pantanal, construída no lugar de um antigo estádio para a Copa do Mundo de 2014, tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade, o parque Mãe Bonifácia é maior parque urbano de Cuiabá, com cerca de 90% de sua área tomada por mata nativa, o Centro Histórico com suas casas coloniais deve ser visitado, de preferência em uma caminhada para apreciar a arquitetura. A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho fica no alto de uma colina, construída no início do século 20, fica ao lado do Museu de Arte Sacra, e falando em museu, o Museu do Morro da Caixa d’Água Velha funciona dentro de galerias subterrâneas que eram utilizadas como reservatório para o primeiro sistema de abastecimento de água da cidade, também vale a visita.
Para compras de produtos locais, a Casa do Artesão que fica em um casarão de 1910, reúne diversos artesanatos do estado além de doces caseiros. Já quem não pode ficar sem um shopping, na cidade há três: o Shopping Américas que é o mais popular, o Shopping Goiabeiras que foi o primeiro do estado a ser construído e o Pantanal Shopping que é o mais novo da cidade.
O clima é quente durante o ano inteiro, com média anual de 26 graus, então praticamente não há inverno, sendo que durante os meses de verão pode chover um pouco. Vale lembrar que o fuso horário do Mato Grosso tem uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.
Como chegar
Cuiabá é porta de entrada para conhecer uma das regiões mais bonitas do Brasil e do mundo: o Pantanal, mais especificamente a parte do Pantanal Norte, e também a Chapada dos Guimarães, distante somente 70 quilômetros da capital. O trajeto de Cuiabá até o Pantanal vai depender das condições das estradas e de qual cidade será a hospedagem: Barão de Melgaço Poconé ou Cáceres.
Todas as cias aéreas brasileiras voam para Cuiabá diariamente partindo de algumas cidades do Brasil. Avianca, Azul, Gol e Latam chegam na capital do Mato Grosso seja em voos diretos ou então com conexão em alguma outra cidade. O Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon - fica na cidade vizinha de Várzea Grande que pertence à região metropolitana de Cuiabá.
O aeroporto está distante do centro de Cuiabá cerca de 10 quilômetros, e para sair dele você pode pegar um ônibus ou táxi, sendo que na saída do aeroporto se encontram as paradas tanto dos ônibus quanto dos táxis. Os táxis são mais cômodos e confortáveis, além de mais caros, já os ônibus são muito mais econômicos e não muito confortáveis. Caso prefira utilizar o ônibus para sair do aeroporto, verifique com o hotel qual a linha mais indicada para chegar até o local. O tempo do percurso entre o aeroporto e o centro vai depender do trânsito na cidade, pois Cuiabá sofre com a lentidão nas principais avenidas durante os horários de pico.
Se vier de carro, as principais estradas para quem vem de Brasília ou das regiões Sul e Sudeste são a BR-163, saindo de Mato Grosso do Sul e a BR-364, saindo de Goiás. Se o acesso for feito a partir do interior do estado, a BR-070 é a melhor opção.
Vida noturna
A capital do Mato Grosso pode não ser nenhuma referência quando o assunto é vida noturna, mas possui atrativos noturnos que são suficientes para agradar aos moradores e turistas que visitam a cidade. Com uma mistura de bares e baladas para todos os gostos e bolsos, Cuiabá oferece agito noturno de segunda a domingo, com pontos em diversas partes da cidade onde quem gosta de vida noturna ou deseja sair para um bate papo, se reúne em barzinhos, casas noturnas ou em um bom restaurante.
As melhores opções de entretenimento concentram-se na Praça Popular, que fica no bairro que leva o mesmo nome da praça, em um ambiente cheio de charme, cercado por diversos bares, onde cada um toca um ritmo musical que pode ser samba, pop rock, sertanejo, MPB e até música mexicana. Um lugar frequentado por turistas e moradores, por gente de todas as idades e principalmente por quem está em busca de uma animada e agradável noite.
Outra praça que atrai bastante gente é a Praça da Mandioca que fica no Centro Histórico de Cuiabá e foi a primeira praça da cidade. Também repleta de bares, a praça tornou-se um point da cidade e recebeu até empreendimentos nos últimos anos. Com ambiente informal, em geral os bares e restaurantes da praça possuem preços mais baratos comparando com outras regiões de Cuiabá. E tem de tudo um pouco: bares com música ao vivo, restaurantes, pizzarias, hamburgueria e pubs. O maior movimento é aos finais de semana, principalmente nas noites de sexta e sábado, e já começa logo no final da tarde. Um dos fatores que começou a atrair mais pessoas à praça é o Carnaval da Mandioca que voltou a ser tradição e é considerado por muitos, o melhor carnaval de rua de Cuiabá, uma festa com muitas famílias, e o principal, sem brigas.