A capital do Mato Grosso é muito conhecida por ser a porta de entrada para visitar dois destinos já consagrados entre viajantes do Brasil e do mundo: o Pantanal, mais especificamente a parte do Pantanal Norte, e a Chapada dos Guimarães, localizada dentro do parque que, não à toa, leva seu nome. Apesar de ser uma cidade quase não reconhecida entre os turistas que a utilizam somente para chegar ou sair em direção a outros destinos próximos, Cuiabá também tem suas atrações turísticas.
Conhecida também como a Cidade Verde devido às áreas arborizadas, caso você inclua Cuiabá no roteiro da viagem, primeiro prepare-se para o calor, pois faz calor quase o ano inteiro com temperaturas que passam fácil de 30 graus. Depois, lembre-se que o fuso horário de Cuiabá tem uma hora a menos em relação a Brasília. E embora Cuiabá seja a capital do estado, a cidade não chega a ter 600 mil habitantes.
Comece a conhecer Cuiabá pelo Centro Histórico que ainda preserva um pouco das origens da cidade. Reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico abriga muitas construções até hoje preservadas, com características arquitetônicas da época em que foram construídas. Algumas construções já foram restauradas como as Igrejas do Rosário e São Benedito, do Bom Despacho e do Nosso Senhor dos Passos, o Antigo Arsenal da Guerra que tornou-se um centro cultural, o Palácio da Instrução que tornou-se um museu e uma biblioteca, o Mercado de Peixes que tornou-se o Museu do Rio Cuiabá, e o edifício que abriga o Museu da Imagem e do Som. Além de admirar as construções históricas, no centro você também pode parar para tomar um café ou então simplesmente sentar em um banquinho de alguma praça e observar o cotidiano dos moradores.
E falando em praças, em Cuiabá há duas praças que costumam atrair bastante gente, principalmente no final do dia. A Praça Popular tem um ambiente cheio de charme, é cercada por diversos bares, onde cada um toca um ritmo musical. É um lugar frequentado por turistas e moradores, por gente de todas as idades e principalmente por quem está em busca de uma animada e agradável noite. E a Praça da Mandioca que foi a primeira praça da cidade, é hoje um dos points de Cuiabá, com opções de bares e restaurantes um pouco mais baratos que os da Praça Popular.
Para compras, a Casa do Artesão no momento está em um endereço provisório, na Avenida Tenente Coronel Duarte, devido à reforma do prédio original que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mas independentemente da localização do prédio, no local você encontra os ícones da cultura cuiabana e mato-grossense como cabaças, viola de cocho e outros artesanatos, além de alguns doces típicos. A Casa do Artesão também é aberta a cursos, exposições e palestras.
O Bulixo é uma feira de artesanato e comida que acontece uma vez por semana no Sesc Arsenal e tem como objetivo valorizar o artesanato e a culinária da região. O espaço onde acontece a feira é bem agradável e é comum ter algum show de música ao vivo.
E já que Cuiabá é conhecida como a Cidade Verde, o Parque Mãe Bonifácia é um parque urbano, porém é como se fosse uma pequena floresta no meio da cidade, pois abriga muita vegetação composta por fauna e flora tipicamente do cerrado. Dentro do parque você encontra um parquinho infantil, um mirante para ver a cidade e algumas trilhas para caminhada.
Na gastronomia, o Mercado do Porto já é referência no cotidiano dos moradores da cidade, mas agora atrai também turistas pela diversidade de produtos locais. São cerca de 800 feirantes que vendem seus produtos em aproximadamente 220 boxes. O Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido popularmente como Mercado do Porto, é um dos pontos mais visitados da cidade por turistas que estão em Cuiabá e desejam conhecer os mais variados ingredientes e produtos da culinária cuiabana. O mercado abastece a cidade com os mais diversos produtos, desde peixes até farinhas, de linguiças a frango caipira, de queijos a doces, de legumes às tradicionais frutas brasileiras, além de frutas regionais que além de saborosas, colorem os corredores do mercado. No setor onde estão as lanchonetes e restaurantes, você pode parar para uma refeição e provar caldos variados ou alguma outra iguaria da culinária cuiabana.