A culinária do Mato Grosso, assim como a brasileira, tem suas raízes nas cozinhas portuguesa, espanhola, africana e indígena, a diferença está no modo de preparo, na incorporação e combinação dos ingredientes típicos da região Centro Oeste. E a localização da cidade de Cuiabá, situada à beira do Pantanal, onde há fartura de peixes nobres e saborosos, faz com que Cuiabá seja referência no preparo de peixes de água doce, com diversos restaurantes especializados em pratos à base dos pescados. Pacu assado, arroz com pacu seco, moqueca cuiabana, caldo de piranha, dourado na folha de bananeira, mojica de pintado, caldeirada de bagre, pirapitanga na brasa, ventrecha de pacu frita, essas são apenas algumas das especialidades de peixes servidos nos restaurantes de Cuiabá. São pratos originais de cidades que beiram o Pantanal e que foram difundidos e hoje são preparados em toda a região, muitas vezes com toques gourmets, em restaurantes refinados e que conquistam aos mais exigentes paladares.
A exótica fruta pequi que possui um sabor e aroma muito peculiar, dá cor e sabor a pratos como arroz com frango, a mandioca, manga e caju também são muito utilizados em restaurantes, peixarias ou ainda por cozinheiras que trabalham em suas residências preparando por exemplo, bolo de arroz, bolo de queijo e a chipa, muitas vezes feitos em forno à lenha, o que confere um sabor ainda melhor aos quitutes. Um prato muito consumido e popular em Cuiabá chama-se Maria Isabel, típico da culinária mato-grossense, o prato é composto por arroz, carne seca, alho e cebola, e pode ser servido acompanhado de feijão, salada e a tradicional farofa de banana. Outros pratos que merecem destaque nos restaurantes de Cuiabá são o arroz com pequi, a costela passada ao sol com pequi e arroz, a carne com banana verde, a carne seca com abóbora madura, o escondidinho de pacu defumado, e para os que gostam de manter a dieta, uma salada de manga com pacu. E falando em dieta, para quem não faz questão de manter a dieta quando está viajando, tem também as sobremesas típicas da região que são os doces de caju e de manga, o furrundu, um doce feito de mamão, rapadura e canela, paçoca, biscoito de milho e para finalizar, um licor da exótica fruta pequi.
Com quase 120 anos, o Mercado do Porto, em Cuiabá, é referência no cotidiano dos moradores da cidade, e agora atrai também turistas pela diversidade de produtos. Sao cerca de 800 feirantes que vendem seus produtos em aproximado 220 boxes. O Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido popularmente como Mercado do Porto, é um dos pontos mais visitados da cidade por turistas que estão em Cuiabá e desejam conhecer os mais variados ingredientes e produtos da culinária cuiabana. O mercado abastece a cidade com os mais diversos produtos, desde peixes até farinhas, de linguiças a frango caipira, de queijos a doces, de legumes às tradicionais frutas brasileiras, além de frutas regionais que além de saborosas, colorem os corredores do mercado. No setor onde estão as lanchonetes e restaurantes, você pode parar para uma refeição e provar caldos variados ou alguma outra iguaria da culinária cuiabana. O maior movimento do mercado é aos finais de semana. O mercado fica próximo ao Rio Cuiabá, na Avenida Beira Rio e funciona diariamente.